Luzes e enfeites natalinos também precisam de cuidados para evitar incêndios

0

Natal é sinônimo de desencaixotar os enfeites que ficaram por um ou mais anos guardados para adornar a casa e também o sinal de alerta para que essa tarefa não se torne um problema. Muitos desses produtos podem causar um incêndio, com o aquecimento, derretimento e curto-circuito pelo uso prolongado, por exemplo.

 

Enfeites natalinos

 

A dica número um é verificar a procedência desses equipamentos, se têm selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que atesta a eficiência e segurança. “Hoje, com a facilidade de comprar produtos importados pela internet, é muito comum que os enfeites adquiridos não tenham o certificado. Isso configura um risco, pois a pessoa vai conectar esse aparato na energia da residência e nada garante que será capaz de suportar a carga da rede elétrica”, explica o major Fábio Bohle, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), ao Jornal de Brasília.

Checar as tomadas e evitar que muitos dispositivos fiquem em somente um dispositivo também importante, ressalta o bombeiro. “Um problema recorrente é a sobrecarga dos multiplicadores de tomada, os chamados filtros de linha e extensões. É aconselhável comprar equipamentos certificados, com a alternativa do fusível de segurança e verificar, também, a voltagem e vida útil do local de instalação”, frisa.

Outra dica é verificar se aquele enfeite guardado e usado por tantos anos está em pleno funcionamento, sem fios desencapados, remendados ou as famosas gambiarras, que muitas vezes geram mais desvantagens que benefícios.

 

Área externa

 

Itens que ficam do lado de fora das edificações também merecem uma atenção maior, comenta Marcony Melo, especialista em eficiência energética da Enel Brasil, já que estão expostos ao sol, chuva e outras influências climáticas, ocasionando o ressecamento da fiação. “Muitas pessoas não atentam para o desperdício de energia, ligam os conjuntos de pisca-pisca, de luzes incandescentes, às 18h e vão desligar às 6h do dia seguinte. Recomenda-se substituí-los por luminárias de LED, com lâmpadas frias.Aquecem menos e podem significar economia de energia de até 80%”, recomenda o especialista, ao site Exame.

Outro cuidado é com castiçais, presentes nas mesas das ceias. O recomendado é utilizar velas com suporte apropriado ou mesmo dentro de copos de vidro e jamais deixá-las acesas se os moradores saírem de casa.

Foto: Stock.xchng/UrosKotnik

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link