Livro escrito por bombeiros endossa a importância da segurança nas escolas
“Um estranho na escola”. Este é o título do livro destinado às crianças e adolescentes, escrita por Felipe Lucena Bitencourt, sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, e Sara Bona, bombeira militar no Estado do Paraná.
A trama, lançada em setembro último, explica de maneira lúdica, já que conta também com um jogo de tabuleiro,como lidar em ocorrências graves no ambiente escolar e traz a compreensão de procedimentos a serem seguidos diante da presença de alguém com má intenções nos estabelecimentos de ensino.
“Tenho capacidade técnica para ensinar as pessoas e juntando minha expertise em storytelling e em fazer histórias desde criança, resolvi desenvolver um material didático para ensinar crianças a se defenderem, professores a identificar um possível agressor e também a equipe de emergência que vai chegar no local, e como proceder durante o atendimento”, frisa o sargento, em entrevista à Folha Parati.
Livro enfoca a Segurança Pública
O livro, que atualmente está na rede SESC de ensino, foi apresentado a Carlos Henrique de Lima (Sargento Lima), secretário de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP-SC). Na ocasião,os presentes conversaram a respeito do assunto e de temas ligados à área.
“O livro é projetado também a explicar os passos exatos a tomar se algum dia o leitor encontrar-se em uma situação perigosa, a identificar ameaças potenciais, em como reagir em uma crise e como proteger a si mesmo e aos outros”, acrescentou Bitencourt durante a visita à Secretaria, em fevereiro.
Foto: divulgação SSP-SC