Inteligência Artificial é aliada na prevenção de grandes incêndios
A onda de incêndios florestais que assola as regiões do Mediterrâneo está não apenas colocando o mundo em alerta, mas impulsionando a busca por soluções e ferramentas, como aIinteligência Artificial, para combater e mitigar tais desastres.
Uma delas é o uso da Inteligência Artificial aos bombeiros na prevenção; desde startups até gigantes como a Microsoft, a IA está sendo utilizada na localização e extinção dos focos. Apesar do avanço, tudo ainda é incipiente, já que é preciso tempo para aprendizagem da máquina e suporte de uma grande equipe humana para realizar a checagem das informações coletadas para efetividade das ações de mitigação.
Experiência com a Inteligência Artificial
Um bom exemplo dessa experiência na prática vem da Califórnia, onde a principal agência de combate a incêndios na região colocou em teste um sistema que busca detectar fumaça proveniente de incêndios, por meio de imagens captadas por câmeras instaladas no topo das montanhas. Assim detectada emissão de fumaça, um alerta é emitido aos centros de emergência, que verificam a veracidade dos dados, que possuem filtros e especificidades para facilitar o trabalho.
“As chamadas são recebidas imediatamente os agentes de chamadas são capazes de obter essas informações com facilidade”, explica Phillip SeLegue, chefe de inteligência do Departamento de Silvicultura e de Proteção contra o fogo da Califórnia, em reportagem publicada no Metro World News.
Foto: Reprodução