Incêndio na Ultracargo é tema do documentário Tonéis de Fogo
No dia 2 de abril, o incêndio nos tanques da empresa Ultracargo, na Alemoa, em Santos (SP) completou um ano. O acidente que durou nove dias – e foi o segundo mais longo na história global – teve grande impacto no meio ambiente e também na saúde pública dos moradores do entorno. Além disso, despertou nos munícipes de Santos e região um sentimento de medo quanto à segurança na área industrial.
Os reflexos foram tantos que a Viva Filmes produziu o documentário Tonéis de Fogo, que será lançado no dia 5 de abril, a partir das 20 horas, no Cine Roxy Pátio Iporanga. Após a exibição do curta-metragem haverá um debate com pessoas da comunidade, representantes do Ministério Público, do Poder Legislativo e do movimento sindical. De acordo com o diretor do filme, Giba Vieira, este material tem como principal objetivo não deixar o ocorrido cair no esquecimento.
“Coletamos depoimentos dos moradores da Alemoa e também de alguns especialistas nas áreas da saúde e da segurança”, comenta Vieira.
O vereador Evaldo Stanislau (Rede) ajudou na produção articulando com a comunidade da Alemoa. Stanislau, que também é médico, concedeu entrevista ao documentário sobre a questão da saúde. “As pessoas que moram naquela região são completamente abandonadas pelo sistema de saúde”, diz o vereador.
Na quinta-feira, 7 de abril, às 18h30, o documentário será apresentado em evento público na Unifesp (Av. Dona Ana Costa, 95 – Vila Matias). Entrada gratuita e aberta a todos.
O filme só poderá ser disponibilizado em outras plataformas digitais depois que participar de festivais nacionais de cinema.
Fonte: BoqNews