Grupo de bombeiros de Santa Cataria vai ao Chile
Cerca de 30 bombeiros de diferentes batalhões do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina realizou, entre os dias 28 de fevereiro e 7 de março, viagem ao Chile para conhecer o trabalho de instituições chilenas que atuam na área de Busca e Resgate Urbano.
Formaram a excursão catarinense bombeiros militares, comunitários e civis profissionais, que têm relação com missões de busca e resgate e busca com cães em Santa Catarina. Na oportunidade, eles conheceram a estrutura empregada em operações do tipo pelos bombeiros do país vizinho.
A visita compreendeu ida à Academia Nacional de Bombeiros do Chile, onde os participantes conheceram a estrutura utilizada na formação dos bombeiros chilenos e na certificação das equipes de busca e resgate urbano, lá denominadas Urban Search and Rescue (USAR). O grupo do CBMSC também esteve no quartel-escola de Montanha do Exército chileno, unidade responsável pelas operações na Cordilheira dos Andes (ações de Defesa e busca e resgate).
Durante a estada no Chile, o grupo catarinense teve a oportunidade de participar de instruções básicas de operações em estruturas colapsadas junto ao Corpo de Bombeiros de Nunoa e de ações com o apoio de cães de resgate com a equipe do K-Sar Chile (grupo de busca e resgate com cães).
De acordo com o Major BM Walter Parizotto, comandante da 3ª/6ºBBM (Xanxerê) e coordenador do Serviço de Cães do CBMSC, a troca de informações técnicas e o reconhecimento da estrutura de capacitação dos chilenos vai contribuir para a aplicação de novas ideias e melhorias na estrutura do Centro de Referência em Desastres Urbanos (CRDU) do CBMSC, visando incrementar a qualificação dos bombeiros catarinenses e, com isso, prestar cada vez melhores serviços.