Bombeiros Voluntários de Joinville comemoram 130 anos de fundação
A cerimônia em comemoração aos 130 anos do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) levou mais de 600 pessoas à Unidade Centro, em Joinville, SC, dia 16 de julho. A festa fez alusão à data de fundação do CBVJ, que é celebrada no dia 13 de julho. Durante o evento ocorreram diversas homenagens aos voluntários, aos sócios remidos, aos benfeitores da corporação, agradecimentos e, nos discursos, apelos em favor do engajamento das lideranças em favor da revisão da legislação para dar segurança jurídica ao modelo.
Um dos momentos de maior emoção ocorreu na homenagem aos integrantes da Equipe Tradição que, juntos, somam 623 anos de dedicação à corporação – destaque para Romeu Ernesto Dressel, com 64 anos de voluntariado. Também foram homenageados 70 bombeiros com mais de cinco anos de trabalho (em anos múltiplos de cinco) e 130 voluntários que somaram mais de 500 horas nas escalas operacionais em 2021 (104 fizeram de 500 a mil horas; 22, entre 1.001 a 1.500 horas e quatro trabalharam mais de 1.5001 horas) – o bombeiro voluntário Jailson Aparecido de Jesus Nery recebeu a distinção por 2,4 mil horas de serviços.
Três benfeitores receberam as comendas instituídas em 1952: Jorge Prachtrauser e Nivaldo Rupp receberam o título de Sócio Remido e a Machadinha simbólica por 40 anos de contribuição financeira à entidade. A distinção foi entregue pelos diretores financeiro da Associação, José Carlos Meinert; e administrativo, Marcos Luiz Krelling. Já o empresário e ex-presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marco Antonio Corsini, foi agraciado com o título de Sócio Honorário e a Ordem da Machadinha, maior honraria concedida pela Associação. A entrega da comenda, feita pelo presidente da Associação, Moacir Thomazi, foi reconhecimento por liderar o movimento em favor da doação do sistema de energia solar fotovoltaica à corporação.
A Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Voluntários, regida pelo maestro Jonatas Rafael da Costa e Geraldo Garcia, foi atração especial da noite. O grupo, composto por 40 instrumentistas, também teve a participação especial do trompetista Alisson Medeiros, que iniciou os estudos musicais na corporação e atualmente faz o segundo mestrado na Universidade Robert Schummann, na cidade de Düsseldorf, Alemanha. Como convidados, o coro representativo das paróquias da Comunidade Evangélica de Joinville, com 60 vozes, regido por Vivian Voos Tavares e Mário Klemann entoando “Aleluia” (Leonard Cohen e arranjo para coral de Roger Emerson) e “Glória ao Senhor” (Wanderson Paiva).
Agradecimentos
“O desafio é avançarmos e nos modernizar tanto no aspecto operacional quanto na gestão”, disse em seu discurso o presidente da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Moacir Thomazi, ao fazer um balanço da gestão e as perspectivas para os próximos anos.
Entre os avanços, Thomazi destacou a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico, no segundo semestre de 2019, que resulta em economia de aproximadamente R$ 100 mil/ano para a corporação – investimento doado pela Acij. “Esta cerimônia é para agradecer aos bombeiros, aos colaboradores, às lideranças empresariais e políticas mas, acima de tudo, aos mais de 30 mil joinvilenses que fazem contribuição à corporação, por meio da fatura de energia elétrica, o que nos permite manter a estrutura de atendimento”, disse.
Agradecimento e reconhecimento também foi a tônica da mensagem do prefeito de Joinville e bombeiro voluntário há 20 anos, Adriano Silva, em vídeo exibido no início do evento. Citando todos os departamentos da entidade – comando, diretoria, colegas do operacional, Banda, Mirins e Centro de Atividades Técnicas, concluiu: “A entidade é exemplo para todo o Brasil. Agradeço em nome de Joinville.”
No seu pronunciamento, o comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ), Carlos Antonio Kelm, rememorou os períodos de renascimento da corporação após períodos de dificuldades financeiras, em especial o ocorrido no primeiro centenário sob a gestão do então presidente José Henrique de Loyola. E disse que, passados 30 anos, a entidade vive novamente um momento singular dado os recentes e expressivos investimentos em melhoria da estrutura e frota de veículos de emergência. Ressaltou ainda o trabalho dos subcomandantes e dos próprios bombeiros.
Legislação
No agradecimento pela comenda Ordem da Machadinha, o empresário Marco Antonio Corsini pediu a união das lideranças de entidades de classe e políticas em favor da defesa do modelo “bombeiros voluntários” e legislação que garante segurança jurídica à atividade de vistorias e análise de projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico.
Ele destacou, como exemplo, movimento liderado pela Acij e Prefeitura junto ao Supremo Tribunal Federal quando do julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5354) – objetiva a declaração de inconstitucionalidade de artigo 112, parágrafo único, da Constituição do Estado de Santa Catarina, e do artigo 12, § 1º, da Lei 16.157, de 7 de novembro de 20213, também de Santa Catarina, que preveem a possibilidade de bombeiros voluntários, por delegação dos municípios, realizarem vistorias de fiscalização e lavrar autos de infração referentes a normas de segurança contra incêndio e pânico – em março deste ano.
Naquela oportunidade, Corsini e Adriano Silva compartilharam com o ministro José Antonio Dias Toffoli o resultado do trabalho desenvolvido pelo Centro de Atividades Técnicas (CAT) do CBVJ em 2021, quando mais de 16 mil projetos foram analisados com agilidade, eficiência e gratuitamente para a comunidade. “Reforço aos representantes políticos catarinenses e aos candidatos nas eleições deste ano o pedido de que mantenham bem alta a bandeira em defesa dos bombeiros voluntários.”
O deputado federal Darci de Matos aproveitou a sua fala para destacar o trabalho feito pela Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bombeiros Voluntários no Congresso Nacional. Segundo ele, já há acordo para que na tramitação da PEC 218/2019 – que inclui o parágrafo 11 ao art. 144 da Constituição Federal, para dispor sobre a criação de corpos de bombeiros municipais por meio de convênio com bombeiros voluntários – na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) ocorra com mudanças.
“Vamos reapresentar novo texto, retirando a inclusão do art. 144 da Constituição para o art. 30, que trata da competência dos municípios”, disse. “A proposta, da qual eu sou relator na CCJC, é para que os municípios possam ter serviços civis destinados a executar atividades de defesa civil, combate e prevenção de incêndios, sinistros ou catástrofes, buscas e salvamentos.”
Cerimônia
A festa em comemoração aos 130 anos dos Bombeiros Voluntários de Joinville teve a participação de bombeiros, familiares, empresários e autoridades. A mesa foi composta pelo presidente Moacir Thomazi e comandante Carlos Kelm que recepcionaram o Tenente Coronel BM Jorge Arthur Cameu Júnior, comandante da 1ª Região de Bombeiro Militar do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (representando o governador Carlos Moisés); Luiz Gustavo Prim, diretor executivo da Secretaria de Governo da Prefeitura de Joinville (representando o prefeito Adriano Silva); Darci de Matos, deputado Federal (representando a Câmara dos Deputados); Maria Regina de Loyola Rodrigues Alves, presidente da ACIJ e membro nato da corporação;
Maurício Peixer, presidente da Câmara de Vereadores; Ivan Frederico Hudler, presidente da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) e membro nato da corporação; Tenente Coronel Glaucir Lopes Gonçalves, subcomandante do 62º Batalhão de Infantaria – Batalhão Francisco de Lima e Silva (representando o comandante Tenente Coronel Luiz Eduardo Santos Cerávolo); e o Coronel Márcio Leandro Reisdorfer, comandante da 5ª Região Da Polícia Militar.
Também prestigiaram o evento o vice-presidente da Associação, Sander Socrepa Malutta; Matheus Cadorim, diretor executivo da Associação; Sérgio Rodrigues Alves, presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc); Carlos Lopes, presidente do Sindicato Indústria Construção Civil de Joinville; Rodrigo Coelho, deputado federal; Daniel de Aviz, gerente de operações do Sesi/Senai (representando a Federação das Indústrias-Fiesc); Honorino José Gonçalves, representando a Delegacia da Receita Federal; Eder Colbani, representando o CREA de Joinville; Arnoldo Boege Jr, diretor do Hospital Municipal São José; Willian Tonezi, vereador; Evandro Vinotti, coordenador do Conselho dos Comandantes da ABVESC e comandante dos Bombeiros Voluntários de Indaial; tenente Denis Escatena, representando o comando da 2ª Cia do Batalhão Aéreo da Polícia Militar; e Thiago Rodrigo da Silva, representante dos conselhos de segurança dos bairros Iririú e Boa Vista.
Assista a live no canal do Youtube.