Fabricante de sucos faz simulação de incêndio com amônia
Um simulado de incêndio de amônia capacitou profissionais para prevenção em acidentes na empresa Frucamp, no interior de São Paulo, que tem mais de 90 funcionários e trabalha com cinco toneladas de amônia usada para refrigerar as câmaras frias e um túnel de congelamento. O objetivo da ação foi capacitar os funcionários caso ocorra algum incêndio e preparar a equipe de brigadistas para que eles tomem as primeiras medidas de segurança. A ação envolveu brigadistas, funcionários, SAMU, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal. O simulado é uma exigência da Cetesb para as empresas que realizam a refrigeração industrial por meio da amônia.
Conforme informações do técnico de segurança do trabalho André Lucas Fontana Berto, o simulado serviu para capacitar ainda mais os brigadistas da empresa, que realizam treinamentos durante o ano e puderam colocar o conhecimento em prática. “Este foi nosso primeiro simulado e a partir de agora realizaremos dois por ano. Durante o simulado, a brigada de incêndio da empresa fez o resgate do funcionário que estava intoxicado com amônia. Eles adotaram todas as medidas de primeiros socorros e estancaram o vazamento de amônia”, informou Berto.
“Os nossos brigadistas realizam treinamento com emergências químicas, treinamento de combate a incêndio, primeiros socorros em espaços confinados dentre outros”, complementou Ageziandro Martins, assessor em segurança do trabalho da Frucamp.
Fonte: O Regional