Equipamentos de ponta auxiliam bombeiros nas ocorrências

0

Do mesmo modo que um bom aparelho celular ou aparato eletrônico auxilia os profissionais em sua jornada de trabalho, um corpo de bombeiros bem treinado, utilizando-se de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) em perfeito estado e itens de ponta conta com a fórmula de excelência no êxito das ocorrências.

“Além de capacitar o homem, é muito importante investir em tecnologia para prestar o melhor serviço para a população e cumprir a missão do Corpo de Bombeiros que é: vidas alheias e riquezas salvar”, enfatizao comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Gledson Rodrigues.

A corporação recebeu em 2022 do governo estadual um incremento para, além dos fardamentos e peças de proteção aos militares, compra de um robô auto-propelido, considerado o primeiro adquirido na América Latina, uma auto escada mecânica articulada e uma viatura de combate a incêndios florestais.

 

Equipamentos para ações efetivas

 

Em Minas Gerais, o 10° Batalhão de Bombeiros Militar (10º BBM), do Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMMG), em Divinópolis, recebeu materiais operacionais providenciados pela Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA). A aquisição recente se deu por uma ação da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente municipal, por meio de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC).

A entrega incluiu equipamentos essenciais para atividades de resgate, combate a incêndio e outras operações de socorro, aprimorando a infraestrutura no enfrentamento nos desafios ambientais e nas emergências das mais diversas complexidades. “A iniciativa fortalece os serviços operacionais, demonstrando um comprometimento efetivo com a segurança e o bem-estar da população. Esses materiais têm um papel essencial no suporte e na eficiência das operações realizadas pelo CBMMG”, informa nota.

 

Soluções de infraestrutura nas cidades

 

Não basta, contudo, obter equipamentos e EPIs à corporação se as esferas de governo não atuam no planejamento de soluções dentro das cidades para atendimento eficiente nas ocorrências.

Um exemplo é a disponibilidade de hidrantes nas regiões, elemento importante para o abastecimento do caminhão-bomba para captação de água no combate a incêndios. Em Passo Fundo, RS, a Companhia Riograndense de Saneamento(Corsan), está manejando esse equipamento em alguns bairros para melhor atender as demandas do Corpo de Bombeiro local.

Segundo reportagem do site Gaúcha Zero hora (GZH), a localização do hidrante em via pública é definida conforme o indicador populacional da região na cidade. Já prédios públicos e alguns imóveis particulares possuem hidrantes próprios instalados.

“O hidrante traz facilidade de acesso à água, em caso de um sinistro de incêndio de grandes proporções, quanto mais próximo estiver desses sinistros, maior vai ser a nossa eficácia no combate. Ele evita a interrupção, não necessitando o deslocamento do caminhão para abastecer e depois retornar ao local da ocorrência”, explica, ao site, o sargento Ederson Campos Lopes, do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo.

O sargento acrescenta ainda que o tempo para encher o tanque de um caminhão com uso desses dispositivos depende da capacidade do reservatório e da vazão da rede no momento e o hidrante não pode ser obstruído.

Aliás, o Corpo de Bombeiros recomenda fortemente que não sejam construídos pisos ou quaisquer pavimentos sobre os tampos metálicos dos hidrantes de caixa.

 

Foto: CBMCE

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link