DF: Jardim Botânico chama comunidade para prevenir incêndio
Moradores vizinhos de unidades de conservação, como o Jardim Botânico de Brasília (JBB), pesquisadores, autoridades e ambientalistas foram chamados estão sendo chamados para participarem de um esforço conjunto para evitar os incêndios florestais no período da seca deste ano. Nesse sentido, a Fundação Jardim Botânico realizou no dia 31 de maio o evento “Cerrado Sem Fogo”, com a participação da equipe articulada de governo do PPCIF (Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais). A mobilização dá início às comemorações da Semana do Meio Ambiente.
Durante o dia foram realizadas atividades para mostrar como prevenir incêndios. Foi lançado ainda um aplicativo que facilitará a obtenção e divulgação de informações sobre incêndios na região: o DF100Fogo, desenvolvido pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), em conjunto com a Fundação Jardim Botânico. Houve também uma exposição de equipamentos e demonstração de como utilizá-los. Esses equipamentos, como veículos especiais ficaram à disposição do público, incluindo o helicóptero do Corpo de Bombeiros utilizado em operações de combate a incêndios.
A cultura também esteve presente no Cerrado sem Fogo, com apresentações de documentário e show musical. As riquezas do cerrado e a divulgação de técnicas sobre uso de resíduos vegetais e produção de arranjos florais fizeram parte da programação.
Coordenadas pela Sema (Secretaria de Meio Ambiente), as atividades foram realizadas em parcerias do JBB com a Secretaria de Agricultura, Corpo de Bombeiros do DF; os ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social, e da Agricultura. Participam ainda da organização o Ibram, o Prevfogo, o Batalhão da Polícia Militar Ambiental e a FAV (Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária), da UnB (Universidade de Brasília).
Fonte: Secretaria de Estado do Meio Ambiente/DF