Aplicativo DF100FOGO

0

No final de maio foi lançado um aplicativo que facilitará a obtenção e divulgação de informações sobre incêndios na região de Brasília (DF): o DF100Fogo, desenvolvido pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), em conjunto com a Fundação Jardim Botânico.

O dispositivo DF100 é uma tecnologia digital desenvolvida para estimular a participação da sociedade na gestão ambiental de áreas protegidas. Por meio desse aplicativo, qualquer pessoa que possua celular com sistema Android poderá notificar a ocorrência de incêndios nas proximidades do JBB (Jardim Botânico de Brasília ) e de sua Estação Ecológica.

As mensagens de voz, texto ou fotografias e também as coordenadas geográficas do foco de incêndio poderão ser enviadas pelos voluntários, que instalarem o aplicativo. As mensagens enviadas são recebidas em uma central, que aciona imediatamente a equipe responsável pelo combate.

Ao receber a notificação de fogo, a Brigada Ambiental do JBB será acionada com rapidez e poderá iniciar os primeiros combates ao incêndio, antes mesmo da chegada dos Bombeiros, impedindo que se torne incontrolável. A participação da comunidade brasiliense é fundamental para manter o patrimônio natural existente no Jardim Botânico e em sua Estação Ecológica.

O aplicativo não é um simples notificador de eventos de fogo, pois possui motores de interpretação que alimentam um banco de dados possibilitando a geração de estatísticas que envolvem condições climáticas, áreas críticas de risco, validação de notificações entre outras variáveis.

Para baixar o aplicativo no celular, basta acessar o endereço http://df100fogo.com.br

Ao instalá-lo,é preciso que o usuário encaminhe uma mensagem de teste para avaliação do sistema. O passo a passo para a utilização do aplicativo pode ser consultado no Guia DF100Fogo.

Baixe o guia aqui.

Leave A Reply

Your email address will not be published.