Curso online aborda projeto de instalações de GLP em edificações

0

Vazamentos de gás liquefeito de petróleo (GLP), ou gás de cozinha, muitas vezes precipitam explosões e incêndios em edificações. Para evitá-los, é fundamental instalar centrais e redes de distribuição adequadas, seguindo tudo o que é previsto pelas normas. Esse será o tema de um curso online a ser realizado no começo de julho pela Firek.

O curso “Projeto de instalações de GLP – Centrais e redes de distribuição residencial, comercial e industrial” vai abordar os conceitos e os requisitos técnicos e legais para a execução, a verificação e a manutenção de centrais e redes de GLP. Layout, materiais, dispositivos de segurança e outros tópicos serão destacados pelo evento, bem como os principais problemas encontrados no cenário atual.

“Uma dificuldade atual é a falta de previsibilidade de uma área previamente destinada às centrais de GLP nas edificações, com espaço para os recipientes de armazenamento e o seu respectivo processo de abastecimento”, observa Marcos Cesar Siqueira, engenheiro especializado em gases combustíveis e que será o instrutor do curso.

“Frequentemente, nas construções de edifícios residenciais e comerciais,  somente após a finalização da obra é que se vai verificar onde poderá ser localizada uma central de GLP de acordo com os afastamentos e regras de segurança. Muitas vezes, ela acaba ficando em local não favorável para a operação de abastecimento via caminhão de entrega a granel, em desacordo à norma NBR 14024”, avalia o especialista.

Segundo Siqueira, os programas de computadores com soluções gráficas e de imagem 3D podem auxiliar nas simulações de alocação das centrais de GLP nas plantas dos empreendimentos, assim como prever o melhor traçado para as redes de distribuição interna nas edificações até os pontos de consumo onde serão instalados os aparelhos de utilização do gás.

Serviço:

Curso online “Projeto de instalações de GLP – Centrais e redes de distribuição residencial, comercial e industrial”

Data: 1º e 02 de julho de 2021
Horário: das 19h às 22h30
Carga horária: 7 horas
Plataforma: Zoom

Mais informações:

http://www.firek.com.br/projeto-de-instalacoes-de-glp-centrais-e-redes-de-distribuicao-residencial-comercial-e-industrial/

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.