Corpo de Bombeiros do Distrito Federal desenvolve protótipo de espuma para combate a incêndios

0

Um protótipo de espuma para combate a incêndios, desenvolvido por pesquisadores do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) é finalista no 24º Concurso Inovação, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, que teve a participação de diversos países da América Latina.

O projeto serve para reduzir o gasto de uma espuma equivalente já utilizada pela corporação, mas produzida apenas fora do país a preços altos. A espuma de combate a incêndio é um agente extintor reconhecido internacionalmente, pois ela aumenta as propriedades da água. Além de acelerar e facilitar a extinção do fogo no local, a espuma melhora a prevenção a novos incêndios.

Atualmente o projeto está em uma das últimas etapas de pesquisa e a espuma já é utilizada em treinamento e calibramento das máquinas utilizadas pelo CBMDF. A médio prazo, o plano é introduzir seu uso em incêndios de veículos e rescaldos, economizando o uso da espuma importada mais eficiente para incêndios de grande porte. Em longo prazo, o plano é criar uma versão da mesma espuma que possa ser utilizada em incêndios florestais, como já é feito no Japão e na Indonésia.

Leave A Reply

Your email address will not be published.