Corpo de Bombeiros de MT faz balanço e planeja combate a incêndios florestais em 2022

0

O protótipo do “Sistema de Gestão de Equipamentos Operacionais” desenvolvido pela Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) para a gestão de equipamentos operacionais do 1º Comando do Corpo de Bombeiros de Cuiabá, vai agilizar o atendimento das demandas da corporação. Assim que estiver implantado definitivamente, a checagem – que era feita de forma manual, antes e após ocorrências – será totalmente digital, com cadastro prévio de materiais, equipamentos e viaturas.

O projeto emprega a tecnologia utilizada para a chamada Internet das Coisas (IoT, em inglês), onde objetos têm conexão digital para transmissão de dados, uma realidade que será mais comum com a internet 5.0. Através de um computador é possível que um bombeiro faça toda a gestão, controle e monitoramento dos processos de forma automática, acompanhe a situação dos materiais e verifique se os equipamentos estão aptos para uso, em manutenção ou inservíveis antes mesmo da saída da viatura.

Na prática, isso significa que quando o bombeiro responsável pela viatura no turno anterior fizer a entrega da viatura para a turma seguinte, a conferência de materiais, antes feita manualmente, será feita pelo sistema via sensores e etiquetas por rádio freqüência. Através de um checklist, o sistema apontará quais itens deveriam estar dentro da viatura, quais materiais precisam ser repostos ou se há algum equipamento inoperante.

O protótipo, que recebeu investimento de R$ 200 mil e levou oito meses para ser desenvolvido, é de propriedade da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e, por transferência de tecnologia, pode ser replicado para os comandos das forças do setor. Por isso, a estimativa é que o sistema seja expandido futuramente para outras unidades da corporação e adaptada a outras situações.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link