Construída há 300 anos, sede do legislativo de Mariana (MG) será restaurada e ganhará nova estrutura de prevenção a incêndios

0

O prédio da Câmara Municipal de Vereadores de Mariana, na cidade do Circuito do Ouro de Minas Gerais, será restaurado. A obra faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas e tem valor estimado de R$ 2,5 milhões.

A construção data do século XVIII e sempre foi sede da Câmara de Vereadores da cidade. Sua restauração é considerada de grande relevância para a conservação do patrimônio histórico da região e de todo o Brasil.

Para que o processo se iniciasse, foi necessário desocupar todo o imóvel. Os departamentos que lá permaneciam, como o Centro de Atendimento ao Cidadão – responsável, por exemplo, pela emissão de carteira de identidade – foram transferidos a um edifício próximo. As atividades legislativas, de todo modo, já estavam ocorrendo remotamente, devido à pandemia do novo coronavírus.

Além da reforma do prédio em si, as melhorias irão abranger sistemas elétrico, sanitário e hidráulico, além da iluminação, mecanismos de segurança eletrônica e de telecomunicações. A estrutura de combate e prevenção a incêndio, claro, também será aprimorada.

A expectativa é que a reforma dure 18 meses. Só então as visitas ao prédio histórico, enfim revitalizado, poderão ser retomadas.

Foto: Daniel Odist

Leave A Reply

Your email address will not be published.