São Carlos terá Brigada para combater incêndios e evitar desastres ambientais

0

Uma reunião ocorrida, no dia 10 de fevereiro, na Câmara Municipal de São Carlos (SP), deu o passo mais consistente para que o município tenha, no próximo período de secas, uma Brigada contra Incêndios. Os seguidos episódios de destruição ambiental que ocorreram na cidade ano passado foram decisivos para que as autoridades políticas com mandato e membros do Ministério Público se organizassem e trabalhassem em conjunto.

O presidente do Legislativo Municipal, vereador Roselei Françoso, disse que ficou acertado que será confeccionado um novo projeto de lei sobre as brigadas de uma forma mais “concentrada”. Segundo ele, o projeto será mais simples e a regulamentação se dará por decreto via Prefeitura, depois da aprovação em plenário. “À Câmara caberá aprovar a criação da brigada, quem cuidará desse contingente, como será o financiamento e a data da entrada em vigor dessa lei”, destacou.

Um dos principais objetivos da lei, depois que aprovada, será a permissão de uma parceria com o Corpo de Bombeiros por meio da Atividade Delegada e da DEJEM. “Vamos dar celeridade a esse processo usando recursos do Fundo Verde para esse ano, em 2023 ele terá um orçamento próprio para custear a brigada de combate a incêndios”, diz.

Roselei explicou que há uma cartilha elaborada em parceria com a Prefeitura, Ministério Público, Secretaria de Estado da Educação que trata da questão da prevenção aos incêndios. A cartilha já foi disponibilizada para alguns vereadores, contudo deverá ocorrer um lançamento oficial que poderá ser coordenado pelo MP. “Através dessa cartilha são especificadas ações de conscientização sobre o assunto”, ressaltou.

Segundo o parlamentar, duas leis dos vereadores Elton Carvalho e Tiago Parelli serão revogadas e delas serão captados os melhores trechos que depois ficarão apensados na nova lei. “Queremos juntamente com o MP, a Prefeitura e demais órgãos acelerar essa criação da brigada para que no próximo período de secas tenhamos instrumentos jurídicos e parcerias para combater os incêndios em São Carlos e região”, pontuou.

Estiveram presentes no encontro o presidente da Câmara, Roselei Françoso, a vereadora Professor Neusa e os vereadores: Robertinho Mori, Tiago Parelli e Djalma Nery. Os secretários de segurança e também do meio-ambiente, Samir Gardini e José Galízia Tundisi, respectivamente. Além do diretor da Defesa Civil, Pedro Caballero. Os promotores Flavio Okamatto e Sergio Domingues também participaram da reunião.

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link