Com efetivo 60% menor, brigadistas iniciam prevenção a incêndios no AP

0

Foi iniciado no dia 1 de agosto no Amapá (AP) a Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais 2015. O evento foi marcado pela capacitação e envio de brigadistas para os municípios do Estado com maior incidência de fogo em áreas de mata e florestas. Apesar de a previsão do Ibama (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Renováveis) ter a mesma média de queimadas dos últimos anos, o efetivo de combatentes será reduzido em 60%, em relação a 2014, segundo a instituição.

A justificativa para a diminuição de pessoal, de acordo com o Ibama, é o corte de gastos feito pelo governo federal, que manteve as brigadas em apenas dois municípios – Oiapoque e Tartarugalzinho -, enquanto as atividades em Laranjal do Jari, Amapá e Calçoene foram suspensas. Para este ano serão enviados 15 combatentes para cada cidade, segundo o instituto. Em 2014, foram 75 brigadistas.

“No planejamento houve a redução [de equipes] em vários estados. Não foi por falta de fogo, pois esse é um incêndio de difícil combate porque queima por baixo da terra, e, mesmo que se apague na superfície, ele continua queimando”, explicou Márcia Bueno, superintendente em exercício do Ibama no Amapá.

No dia 31 de julho houve a efetivação dos 30 brigadistas selecionados e que vão começar a atuar nas duas cidades. Em caso de necessidade, os combatentes serão deslocados para outros municípios. Os profissionais foram capacitados pelo Prevfogo (Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais).

“É preciso que eles saibam capinar e cavar direito, usar bombas de água, e é mesmo muito exaustivo, pois têm que andar muito, às vezes dez quilômetros, com uma bomba nas costas. Temos que atuar em várias formações de mata, como cerrado, floresta densa e mangue”, detalhou Leozildo Benjamin, instrutor do Prevfogo.

Incêndios em 2014
Dados do Ibama apontam que de janeiro a outubro de 2014 foram registrados 207 focos de queimadas em todo o estado. O número foi maior que em 2013, quando 120 focos de incêndio foram detectados.

Os combatentes foram deslocados em novembro de 2014 para atuar em um grande incêndio que destruiu mais de sete mil hectares na área da Reserva Biológica do Lago Piratuba, no Oeste do Estado.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link