CBMDF sai em defesa da corporação em ocorrência de incêndio que deixou três mortos
No dia 23 de fevereiro, um incêndio em uma casa em Samambaia, Distrito Federal, deixou três mortos e um ferido. De acordo com alguns vizinhos da casa, os bombeiros demoraram para chegar no local porque imaginavam que a ligação era um trote. Após o ocorrido, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), por meio de uma nota de esclarecimento, se posicionou sobre a ocorrência, lamentando as vítimas e destacando alguns pontos para a compreensão do atendimento.
De acordo com a corporação, a tropa levou sete minutos para chegar até o local, tempo mundialmente conhecido com padrão de excelência para resposta a incêndios. Na nota, o CBMDF destacou que o combate às chamas só pode ser iniciado depois da análise do Comandante da Operação, que informa qual técnica deve ser usada para conter as chamas. Lembrou, também, que o tempo resposta é contado a partir do momento da ligação.
“O cidadão comum, que assiste a uma emergência como essa, tende a considerar como tempo resposta o período desde a percepção do incêndio até a chegada do socorro, não subtraindo deste tempo o lapso gasto nas tentativas de apagar o fogo e socorrer por meios próprios as vítimas e enfim ligar 193”, diz trecho do texto. Por fim, o CBMDF afirmou que preza por um atendimento de excelência e que oferece a população um padrão de socorro que é referência no mundo.