Bombeiros Voluntários de Concórdia realizam desafios estadual e nacional de trauma
Estão abertas, até 29 de fevereiro, as inscrições para o 5° Desafio Catarinense de Trauma e o 6º Desafio Nacional de Trauma. Os eventos ocorrem de 18 a 21 de abril promovido pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, corporação localizada no Oeste de Santa Catarina. É a segunda vez que os bombeiros voluntários de Santa Catarina realizam os dois eventos concomitantemente – em 2022, o 4° Estadual e o 5° Nacional foram realizados pelos Bombeiros Voluntários de Joinville.
No evento estadual são oferecidas 40 vagas para duplas de socorristas dos bombeiros voluntários, bombeiros militares, SAMU e equipe da aeronave Arcanjo. No Nacional também são ofertadas 40 vagas para os serviços de emergência do país (bombeiros, SAMU, equipes de resgate). Caso o número de candidatos pré-inscritos extrapole o de vagas, será dada preferência para os melhores ranqueados e divisão de vagas no país.
Seletivos para os encontros estadual e mundial de trauma
O 5° Encontro Catarinense de Trauma e o 6º Desafio Nacional de Trauma são promovidos pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) – representante da World Rescue Organisation (WRO) desde 2013, quando o país se estabeleceu como membro –, respectivamente com o apoio da Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC). Os dois eventos são seletivos para os encontros nacional e mundial deste ano.
De acordo com Igor Arahon Schwingel, bombeiro voluntário, assessor da Organização Mundial de Resgate WRO e membro do Comitê de Educação e Desenvolvimento de Resgate Veicular da WRO, os desafios de trauma são fundamentais para o desenvolvimento dos serviços de emergência. “Quando tratamos de serviços de emergência, entendemos que a educação é a única ferramenta capaz de desenvolver os profissionais para esta atividade a qual nos exige desenvolver habilidades para um rápido diagnóstico e acerto nas decisões sobre o tratamento das vítimas,” observa.
As provas de ambos os eventos ocorrem no Parque de Exposições da cidade de Concórdia. No circuito, cada dupla composta por bombeiros, técnicos em enfermagem, enfermeiros ou médicos terá 10 minutos para completar provas nas modalidades standard e complex em simulados com vítimas poli traumatizadas – esmagamentos, amputações, fraturas e queimaduras -, decorrentes de ambiente como construção civil, indústria, agro e trânsito.
As primeira e segunda edições do Desafio Catarinense de Trauma foram realizadas pelos Bombeiros Voluntários de Concórdia, em 2018 e 2019; a terceira edição, em 2020, foi organizada pelos Bombeiros Voluntários de Caçador; já o 4° Estaduale o 5° Desafio Nacional foram realizados pelos Bombeiros Voluntários de Joinvilleem outubro de 2020.
SERVIÇO
O quê: 5° Desafio Catarinense de Trauma e 6º Desafio Nacional de Trauma
Quando: 18 a 21 de abril de outubro de 2024
Onde: Parque de Exposições Attílio Francisco Xavier Fontana (rua Victor Sopelsa, bairro Parque de Exposições), Concórdia
Abertura e congresso técnico: 18 de abril, na Casa da Cultura (rua Abramo Éberle, Centro)
Vagas: 40 para o 5° Desafio Catarinense de Trauma; 40 para o 6º Desafio Nacional de Trauma
Pré-inscrições www.abvesc.com.brewww.bombeirosvoluntarios.com.br
Regulamento do 5° Desafio Estadual de Trauma e 6° Desafio Nacional de Trauma
Foto: Vilson Ferreira