Bombeiros reúnem-se no Sebrae/MS e discutem diretrizes do uso racional do fogo
No trabalho de construção de uma proposta para atuar na prevenção e mitigação de incêndios florestais no Pantanal, a sede do Sebrae/MS, em Campo Grande, serviu para abrigar uma etapa final da consultoria especializada sobre “Estratégia Sistêmica para Mitigação, Prevenção e Combate a Incêndios e Queimadas nas Áreas Rurais do Pantanal Brasileiro”. Nessa última reunião, representantes dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul de todas as regiões do Estado participaram de oficinas para pontuar e discutir diretrizes de atuação prioritária para o uso racional do fogo no bioma pantaneiro. O workshop foi realizado nos dias 5 e 6 de setembro.
O desenvolvimento desse projeto tem execução do Sebrae, a partir de contrato firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de convênio com Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.
Medidas de capacitação
Esse trabalho, iniciado no segundo semestre de 2021 e teve duração de pouco mais de um ano, foi desenvolvido para elaborar diagnóstico amplo sobre a questão do uso do fogo no território pantaneiro e desenvolver medidas de capacitação para produtores e funcionários de propriedades rurais.
O diretor-superintendente em exercício do Sebrae/MS, Tito Estanqueiro, participou da abertura do workshop e destacou que as medidas realizadas ajudam a fortalecer o uso sustentável do Pantanal. “Estamos aqui para, juntos, fazer escola e construir as melhores soluções para a problemática que aflige o Mato Grosso do Sul. Nós precisamos assegurar o Pantanal e apoiar os pantaneiros, que vem protegendo o bioma, e que isso tudo possa ficar disponível para as gerações futuras. O Pantanal é único.”