Bombeiros alertam para uso de lareiras, fogão à lenha, aquecedores durante o inverno

0

Período representou quase 69% dos 3.280 incêndios registrados durante todo o ano passado

As ocorrências de incêndios domésticos durante o período de inverno aumentam. Por esse motivo o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo emitiram um alerta para que as pessoas tomem cuidado ao acenderem lareiras, fogão à lenha, aquecedores e outras ferramentas comuns na tentativa de se aquecerem e tornar os lares mais confortáveis.

Em nota, os bombeiros pediram cautela no manuseio destes e outros tipos de equipamentos para evitar queimaduras ou incêndios.  Somente no ano passado a corporação registrou 3.280 incêndios domésticos em São Paulo, sendo 2.257 durante o inverno, ou seja, quase 69% das ocorrências foram durante os dias frios.

As principais orientações são as de utilizar equipamentos testados e aprovados pelos órgãos competentes e com a manutenção sempre em dia. Além disso, os aquecedores, sejam eles elétricos, a óleo ou a gás, devem ser instalados isolados, afastados de móveis como sofás, cortinas, almofadas e camas, e em locais permanentemente arejados como áreas de serviço com janelas, sacadas ou quintais. Caso perceba cheiro de gás, por exemplo, desligue o sistema e chame com urgência o serviço de manutenção.

Já o uso de forno ou fogão a lenha, o Corpo de Bombeiros orienta para que não se coloque lenha em excesso e use sempre material próprio, evitando madeira industrializada ou tratada quimicamente. E ao final, sempre apague a chama, seja antes de dormir ou ao sair de casa e nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.