Aberta seleção para chefe de brigada anti-incêndio no Maranhão e Bahia
A Funatura (Fundação Pró-Natureza) abriu processo seletivo para contratação de dois profissionais que devem atuar como chefe de brigada de prevenção e combate a incêndios florestais no Parque Nacional da Chapada das Mesas (MA) e no Refúgio de Vida Silvestre das Veredas do Oeste Baiano (BA), unidades de conservação (UCs) federais, administradas pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
A contratação se dará por intermédio do Projeto Cerrado Federal, cujo objetivo é promover a redução do desmatamento e dos incêndios florestais no bioma Cerrado. O projeto, coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), é financiado com recursos doados pelo Reino Unido através do BIRD (Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento) e do Grupo Banco Mundial.
Atividades e pré-requisitos
A exemplo das demais unidades situadas no Cerrado, as duas UCs contempladas enfrentam incêndios florestais todos os anos. Os profissionais selecionados não atuarão no combate direto a incêndios. Eles vão participar dos trabalhos de planejamento, avaliação, logística, gestão de pessoas e de equipamentos, prevenção, educação ambiental, entre outras atividades.
Os candidatos precisam ter nível médio completo, capacitação em prevenção e combate a incêndios florestais – ministrada pelo ICMBio ou pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) – e experiência mínima de duas temporadas de seca como brigadista.
O contrato, regido pela CLT, será firmado entre o profissional e a Funatura e terá duração de um ano, podendo ser renovado por igual período até o encerramento do Projeto Cerrado Federal.
Os interessados devem entregar seus currículos até as 12h do dia 9 de dezembro no escritório do ICMBio em Carolina (MA) – para atuar no Parque Nacional da Chapada das Mesas – ou em Mambaí (GO) – para atuar no Refúgio de Vida Silvestre das Veredas do Oeste Baiano.
Mais detalhes podem ser obtidos nos TR (Termos de Referência) disponíveis nos escritórios do ICMBio – Leia, na íntegra, o TR do parque e o TR do refúgio de vida silvestre – ou pelo site www.funatura.org.br.
Fonte: ICMBio