Somente 15% de unidades de armazenamento de remédio em São Paulo possuem AVCB
Levantamento produzido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), em operação iniciada no final de agosto para fiscalizar unidades de armazenamentos de remédios apontou que 84.23% dos estabelecimentos vistoriados estavam com o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido. A operação fiscalizou 298 estabelecimentos – entre hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), farmácias e almoxarifados – em 222 municípios do estado, através de questionamentos sobre a estrutura das farmácias públicas, estado dos medicamentos e manutenção do estabelecimento.
Além das vistorias do Corpo de Bombeiros fora do prazo de validade, o levantamento também mostrou que 53.02% dos medicamentos nas unidades vistoriadas estavam próximos ao prazo de vencimento. Cerca de 13.7% estavam com a validade vencida. Mais de 308 agentes do TCE-SP foram empregados na fiscalização.
Além das vistorias do Corpo de Bombeiros fora do prazo de validade, o levantamento também mostrou que 53.02% dos medicamentos nas unidades vistoriadas estavam próximos ao prazo de vencimento. Cerca de 13.7% estavam com a validade vencida.