Governo de Minas abre edital para contratar 288 brigadistas temporários
O Governo de Minas Gerais abriu processo seletivo para contratação temporária de novos profissionais, sendo 286 para brigadistas e duas para líderes de brigada em prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais (UCs) e nas Unidades Operacionais da Força Tarefa Previncêndio do Estado.
As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até às 23h59 do dia 23 de abril, exclusivamente pela internet. Os profissionais serão contratados por um período de quatro meses, prorrogável conforme necessidade da administração pública.
Segundo a superintendente de Controle e Emergência Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Ana Carolina Miranda, este é o primeiro ano que haverá um cadastro de reserva. “Essa inovação visa possibilitar a contratação de novos brigadistas, caso o período crítico de incêndios florestais, que vai de junho a novembro, se intensifique. Essas contratações poderão ser feitas desde que devidamente autorizado pelo Governo”, explica.
O processo de seleção será realizado em três fases para brigadistas e quatro para líder de brigada. A primeira etapa inclui a análise e comprovação dos documentos originais. Na segunda, os classificados farão um curso de formação de brigada Previncêndio, com duração de 32 horas, onde o candidato precisará ter, no mínimo, 60% de aproveitamento. Na terceira etapa, o candidato fará um teste de aptidão física e de habilidade para o uso de ferramentas agrícolas.
O edital foi publicado no dia 13 de abril no Diário Oficial do Estado e todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).
Fonte: Portal Hoje em Dia