Focos de incêndio aumentam em 50% neste ano no Brasil
Neste ano, o número de focos de incêndio tem aumentado consideravelmente no Brasil. Conforme o Monitoramento de Queimadas e Incêndios do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as queimadas passam dos 15.560 até o dia 12 de abril ante os 10.308 registrados no mesmo período do ano passado, o que significa um aumento de aproximadamente 50%.
Ainda de acordo com o INPE, os Estados que mais relatam queimadas até agora é o Mato Grosso (3.250), Roraima (3.111), Pará (1.850), Amazonas (1.198) e Bahia (1.084). Em relação ao Estado mato-grossense, o início de outono seco deve ter contribuído para esse aumento, já a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) que ficou fora de posição, provocou chuva fraca em Roraima, Pará e Amazonas. E, o Estado baiano teve apenas o mês de janeiro com boas chuvas.
A tendência para os próximos meses é que a chuva retorne em Roraima e também nas áreas mais ao norte do Amazonas e Pará, mas na Bahia a expectativa é de poucas precipitações. “Além disso, os focos de incêndio tendem a aumentar na região central do Brasil, como em Minas Gerais, Goiás e até mesmo em Mato Grosso, por conta do período seco”, comenta o meteorologista Celso Oliveira.
Conforme adiantado pela Somar Meteorologia, o número de focos iria aumentar ainda mais em 2016, por conta do El Niño. “A consequência da atuação do fenômeno é observada no ano seguinte. Se olharmos nos anos de 1998 e 2010, o período úmido na Amazônia foi menor e, com isso, o período seco foi maior com temperaturas altas e vegetação muito seca”, finaliza Oliveira.
Fonte: Jornal do Tempo/UOL