CE: Servidores participam de curso de primeiros socorros e brigada de incêndio
Visando garantir a segurança e a prevenção de acidentes, o Governo do Estado do Ceará realizou, entre os dias 7 e 11 de março, o curso de Primeiros Socorros e Brigada de Incêndio para funcionários do Palácio da Abolição. No dia 17 de março, um total de 22 pessoas receberam o certificado após 20 horas/aula, envolvendo atendimento pré-hospitalar e combate a incêndio.
Segundo o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e coordenador do curso, Cláudio Barreto, foram realizadas aulas teóricas e práticas, em que os alunos conheceram a arquitetura do Palácio da Abolição, a localização de cada extintor de incêndio, bem como possíveis saídas de emergência. Testes com fogo foram aplicados, fazendo os alunos colocarem em ação os conhecimentos adquiridos.
Cláudio Barreto explica que a experiência é enriquecedora, de forma que os conhecimentos podem ser levados além do ambiente do trabalho. “Foi uma iniciativa sensacional porque nenhum dos formandos era especialista nessa área. E o aprendizado no curso eles podem levar não só para o Palácio da Abolição, pois, por exemplo, se tiver algum vazamento de gás ele vai saber como agir, ou se alguém tiver uma parada cardíaca, ele vai saber como socorrer”, disse.
Para o secretário chefe da Casa Militar, coronel Túlio Studart, medidas de segurança como essa têm sido uma das preocupações da atual gestão. “É de extrema importância divulgarmos ações como essa, pois é de nossa preocupação manter a integridade física das pessoas. Se algum acidente acontecer, a pessoa vai estar preparada, vai saber como agir, sem necessariamente precisar esperar a chegada de um profissional da área”, disse.
Fonte: Imprensa/ Governo do Estado do Ceará