Aula Inaugural do Projeto Social Bombeiro do Futuro é realizada em Alta Floresta, MT
Foi realizada, no dia 8 de novembro, no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), em Alta Floresta, MT, a Aula Inaugural do Projeto Social Bombeiro do Futuro (PSBF). Essa é uma iniciativa do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT).
Desde sua criação, o Projeto tem um cunho social, o objetiva acompanhar crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e favorecer a sua inclusão social.
Bombeiro do Futuro
Para a servidora pública e mãe de uma aluna que irá frequentar o Bombeiro do Futuro, Eliane Santana, ao participar do PSBF, as crianças aprendem muito sobre responsabilidade. “É um projeto que vai auxiliar a criança. Respeito, comprometimento nas atividades diárias e o mais importante, o comprometimento dos estudos”, afirma.
De acordo com o comando da VII Companhia Independente de Bombeiro Militar (CIBM), foram disponibilizadas 60 vagas, porém, o número de interessados superou todas as expectativas.
A Juíza de Direito da Sexta Vara Civil, Janaína Rebucci Dezanetti, destaca que o projeto tem uma história de sucesso, além da sua credibilidade, portanto, justifica-se o apoio. “Esse é um projeto muito importante e lida com a formação de crianças, que o nosso maior patrimônio”. Ainda de acordo com a Juíza, o projeto tem três pontos muito importantes, que é a valorização da família, do civismo e da pátria.
Para o Capitão da 7ª CIBM, André Conca Neto, o Projeto traz uma reflexão para nós bombeiros. “Como podemos agregar ainda mais para a sociedade. Estamos plantando uma semente que, com certeza irão gerar muitos bons frutos”, argumenta.
Propostas
Dentro das propostas do Projeto Social Bombeiro do Futuro, está considerado o Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069/1.990. O PSBF existe desde 2006, sendo que sua primeira edição formou 200 crianças. Até o presente momento o Bombeiro do Futuro já realizou mais de 260 mil atendimentos.
O Tenente-coronel da 7ª CIBM, Ranie Sousa, pontua que o PSBF, é um presente da instituição para a sociedade. “Queremos agradecer aos parceiros que estão nos apoiando, são instituições que estão ligadas diretamente ao nosso projeto”, agradece. Sousa também agradece a Prefeitura, Ministério Público, Ministério Público do Trabalho.
Para o prefeito Chico Gamba, só pelos trabalhos que a 7ª CIBM já realizou por Alta Floresta, o projeto é validado. “A equipe dos bombeiros faz um excelente trabalho. Temos as crianças participantes que em um futuro podem se tornar bombeiros. São crianças e adolescentes que irão se tornar cidadãos com referência”, finaliza.
Fonte: Fabio Bonadeu – Assessoria