Corpo de Bombeiros do Ceará implanta Programa Jovem Brigadista de Valor em escola indígena

0

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, implantou,pela primeira vez, o seu programa Jovem Brigadista de Valor (JBV) em uma escola indígena.

Localizada no distrito de Gameleira (em Canindé), a Escola Estadual Indígena Expedito Oliveira Rocha, pertence a etnia Kanindé. Segundo o diretor da escola, Elinaldo Silva Rocha, foram inscritos 24 alunos, entre 14 e 16 anos, cuja a aula inaugural ocorreu em outubro.

“Os estudantes vão receber informações sobre atendimento pré-hospitalar, salvamento (terrestre, aquático e altura), combate a incêndio, defesa civil, ordem unida, ética e cidadania, além de ações educativas ao combate ao uso de drogas”, explica o professor.

 

Objetivos do Jovem Brigadista de Valor

  

O JBV iniciou suas atividades em 2003 no estado e tem como premissa a capacitação de adolescentes, que aprendem os primeiros atendimentos em situações de emergência. Por meio de curso anual de 264 horas/aula, em dois encontros semanais, a intenção é que os participantes se tornem monitores e disseminadores de informação, estando prontos para acionar o socorro adequado, como aos bombeiros em caso de focos de fogo, além de noções de prevenção a acidentes domésticos.

A importância de programas que preparam os jovens indígenas para atuarem nas brigadas de incêndio é fundamental para a proteção das florestas e das comunidades indígenas. Os povos indígenas são os guardiões das florestas, e possuem um conhecimento ancestral sobre o manejo do fogo. Ao serem capacitados para atuarem nas brigadas de incêndio, os jovens indígenas podem contribuir para a prevenção e o combate aos incêndios florestais, que são uma das principais ameaças às florestas e às comunidades indígenas.

Entre alguns dos benefícios dos programas que preparam os jovens indígenas para atuarem nas brigadas de incêndio, destacam-se:

  • Proteção das florestas: Os jovens indígenas são capacitados para atuar na prevenção e no combate aos incêndios florestais, que são uma das principais ameaças às florestas.
  • Proteção das comunidades indígenas: Os incêndios florestais podem causar danos às comunidades indígenas, destruindo suas casas, plantações e meios de subsistência. Ao atuarem nas brigadas de incêndio, os jovens indígenas podem ajudar a proteger suas comunidades.
  • Promoção da cultura indígena: Os programas que capacitam os jovens indígenas para atuarem nas brigadas de incêndio também promovem a cultura indígena, ao valorizar o conhecimento ancestral sobre o manejo do fogo.

 

Foto: divulgação CBMCE

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link