Bombeiros de RO inauguram lavador antisséptico
Na última quinta-feira, 03 de setembro de 2015, foram inaugurados no 1º SGB/ 4º GB em Cacoal o lavador asséptico e o mostruário de equipamentos e sinalização relativos à segurança contra incêndio e pânico.
O Comandante do 4º Grupamento de Bombeiros, CAP BM ALAN FABRÍCIO DA SILVA COSTA, ressaltou a importância do Lavador Asséptico que irá melhorar à biossegurança dos Bombeiros Militares que integram o 4º Grupamento de Bombeiros, haja vista que a OBM possuirá local especifico para os procedimentos de assepsia das Unidades de Resgate e equipamentos utilizados em ocorrências de emergências pré-hospitalares. Salienta-se ainda, que esta célula de assepsia cumpre rigorosamente as normas ambientais, pois, possui Plano de Controle Ambiental (PCA), plano este apresentado, aprovado e homologado pela Secretaria de Municipal de Meio Ambiental (SEMMA), quanto à destinação correta dos resíduos infectantes na rede pública de esgoto. Ademais, foi firmada parceria técnica entre o 4º Grupamento de Bombeiros e o Complexo Hospitalar Regional de Cacoal quanto ao recolhimento e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados nas ocorrências de emergência pré-hospitalar (EPH), sendo os materiais perfuro-cortantes, luvas, gases, ataduras e outros materiais contaminados acondicionados em locais adequados: sacos para armazenamento de lixo de natureza hospitalar, descarpack e bombonas para armazenamento de sacos com resíduos sólidos e depois recolhido por empresa especializada que dará destinação correta dos materiais (incineração).
Na construção do lavador asséptico foram empregados recursos oriundos do convênio com a Prefeitura Municipal de Cacoal, das penas pecuniárias do Poder Judiciário e mão-de-obra cedida pela Secretaria Executiva Regional do Governo do Estado de Rondônia.
Também foi inaugurado o mostruário de equipamentos e sinalização conforme prevê a Lei nº 858, de 16 de dezembro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 8987, de 08 de fevereiro de 2000 – Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIPRO) e NBR 13.434 (Sinalização de Segurança Contra Incêndio e Pânico) e NBR 17.240 (Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio). Este mostruário tem objetivo do cidadão visualizar os equipamentos e sinalizações necessários para implantação e, dessa forma, orientá-lo quanto à adequação de sua edificação.
Fonte: Comunicação Social do CBMRO