Estudantes e servidores avaliarão condições de trabalho de profissionais da segurança pública
Com o objetivo de fazer o diagnóstico da segurança do trabalho e promover a valorização de profissionais, o projeto de extensão intitulado “Programa de Valorização de Segurança e Saúde Laboral da Segurança Pública: Minimização de riscos e adequação do ambiente do trabalho para melhoria na saúde dos servidores da Segurança Pública de Mato Grosso do Sul” inicia as atividades em fevereiro. A iniciativa tem foco nas condições de trabalho dos profissionais que atuam nos municípios da fronteira de Mato Grosso do Sul, como policiais civis e militares, bombeiros e peritos.
“É, justamente, para identificar os riscos que os profissionais enfrentam: podem ser físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes. Na parte psicológica, busca identificar as condições psicossociais, as doenças mentais, como estresse, depressão e síndromes. São as chamadas doenças ocupacionais”, explica a coordenadora e engenheira de Segurança do Trabalho da Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi), Aline Garcia.
Convênio
A ação tem, ainda, a participação do professor da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia (Faeng), Daniel Anijar de Matos, e é realizada por convênio entre a Universidade, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec). Os recursos são do Fundo Estadual de Segurança Pública.
O programa fará o prognóstico do estado emocional dos servidores por meio de uma bateria de testes, além de realizar exames e consultas de audiometria, oftalmologia e odontologia. “[O atendimento] será feito através de uma carreta que estamos contratando, que virá de Barretos para atender esses profissionais”, afirma Aline.
Com a carreta, o projeto de extensão estima atender cerca de 1,5 mil servidores da segurança de Mato Grosso do Sul. A coordenação pretende elaborar também o Programa de Gerenciamento de Riscos e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, que visa a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais nos trabalhadores.
A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) divulgou o edital com o resultado do processo seletivo para bolsas de extensão. Os graduandos terão carga horária semanal de 20 horas.