Universidade Federal de Goiás lança plataforma colaborativa de conhecimento sobre o bioma Cerrado

0

Com o objetivo de reunir e possibilitar o acesso fácil e intuitivo a informações confiáveis sobre o Cerrado, o Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento da Universidade Federal de Goiás lançou a Plataforma de Conhecimento do Cerrado. Além de informações sobre o bioma, a ferramenta também oferece dados sobre uso de solo, biodiversidade e socioeconomia.

A ferramenta permite que pesquisadores de todo o mundo possam colaborar inserindo dados, mapas ou informações geoespaciais. Tais informações serão capazes de disponibilizar conhecimento sólido para subsidiar políticas públicas ou programas de conservação do Cerrado. Além de permitir o compartilhamento de informações, a plataforma mune a sociedade com uma visão unificada e organizada sobre o bioma, promovendo a conscientização sobre o tema.

Manuel Ferreira, professor da UFG e coordenador geral da Plataforma de Conhecimento do Cerrado, explica que o compartilhamento de informações evita a duplicação de esforços em um mesmo sentido. As informações são essenciais para auxiliar em projetos no Cerrado, reunindo dados e favorecendo o acesso. A expectativa é que a Plataforma se estabeleça de maneira permanente para receber dados oriundos das mais diversas pesquisas e instituições.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.