Sorocaba expande projeto Bombeiro na Escola

0

Com o intuito de prevenir acidentes e promover a cidadania, a cidade de Sorocaba, SP, amplia o projeto Bombeiro na Escola. A inciativa ocorre por meio de parceria entre da Secretaria Municipal de Educação (Sedu) e Corpo de Bombeiros (Segurança Pública do Estado de São Paulo).

De acordo com a prefeitura de Sorocaba, o projeto envolve os estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, cuja carga horária é de 4 horas/aula por turma. No ano passado, 4,800 alunos participaram da ação, envolvendo 34 escolas da rede. Para este ano, a intenção é aumentar a adesão, atendendo em torno de 7 mil alunos, do 4º ao 9º ano, em 47 escolas.

 

Bombeiro na Escola

 

A primeira atividade aconteceu em março, encabeçada pelo bombeiro Cabo Paes, que ensinou sobre como proceder em casos de acidentes, além das crianças terem a oportunidade de usar o uniforme dos militares. Ao final, todos receberam uma cartilha didática e lúdica sobre o Bombeiro na Escola.

Liani Sai, destaca a gestora responsável pelo projeto, explica que cada turma é acompanhada de um professor durante as dinâmicas. “Neste ano, o diferencial é atender os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental 2 da rede municipal, ampliando o conhecimento em prevenção de acidentes direcionado ao público jovem”, salienta.

Os treinamentos vão acontecer no período de março a junho deste ano, informa nota.

 

Pelo Brasil

 

Além de São Paulo, vários estados brasileiros são agraciados por tais programas de incentivo a prevenção de incêndios, acidentes e ações cidadãs por parte dos bombeiros.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) conta com o Jovem Brigadista de Valor (JBV), iniciando suas atividades em 2003 no estado e tem como premissa a capacitação de adolescentes, que aprendem os primeiros atendimentos em situações de emergência. Anual, com 264 horas/aula, em dois encontros semanais, a intenção dos cursos é que os participantes se tornem monitores e disseminadores de informação, estando prontos para acionar o socorro adequado, como aos bombeiros em caso de focos de fogo, além de noções de prevenção a acidentes domésticos.

Já em Goiás, o Programa Educacional Bombeiro Mirim (PROEBOM), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO), desempenha por meio de atividades educativas, como palestras, simulações e treinamentos, aprendizagem sobre os perigos do fogo, como agir em caso de incêndio e a importância de manter a segurança em casa e na comunidade.

Em Minas Gerais, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), por meio de ação conjunta com o governo estadual, tem intensificado sua presença nas instituições de ensino. Levantamentos feitos, entre os anos de 2022 e 2023, mostraram que já foram realizadas 2.492 capacitações em gestão de riscos nas escolas em todo o estado.

A corporação também desenvolve ações com profissionais de educação com a ação “Salvar Kids”, em cooperação com a Fundação Salvar, que desde 2020 qualifica funcionários das escolas mineiras a prestarem Suporte Básico de Vida nas comunidades, como acidentes envolvendo recém-nascidos, lactentes (bebês em amamentação) e crianças, seja preventivamente ou realizando um primeiro atendimento até a chegada do socorro qualificado.

Foto: divulgação – Sedu/prefeitura de Sorocaba, SP

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link