Sistema Famasul e Reflore lançam campanha `Fogo Zero´

0

Com o tema ‘Fogo Zero –  Constante na prevenção. Rápido na reação’, a 10ª edição da Campanha de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais foi lançada, no dia 26 de abril, em formato híbrido, transmitido diretamente da sede da Casa Rural, em Campo Grande. A iniciativa é uma parceria entre Sistema Famasul e Reflore, com apoio do Governo de MS, Corpo de Bombeiros Militar e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Frederico Stella, representou o presidente da federação, Marcelo Bertoni. “A partir da união de instituições privadas e públicas em parceria com os produtores rurais sul-mato-grossenses, e aqui quero destacar a preocupação do Governo do Estado com o assunto, abrimos as porteiras para a informação e as inovações que fazem parte deste processo, que visa prevenir e minimizar os impactos com o fogo”, explica.

A Famasul e o Senar/MS são parceiros da iniciativa há sete anos. Neste período, foram 240 cursos realizados, mais de três mil pessoas capacitadas no meio rural e a previsão é mais 42 capacitações para a temporada 2022.

 

Atenção ao agro

 

O presidente da Reflore/MS, Júnior Ramires, destacou a importância desta união. “A Famasul e o Senar/MS não medem esforços para levar conhecimento às propriedades rurais, informações sobre como prevenir e combater os incêndios”.

“Estamos em um novo momento de combate, com estrutura, investimentos e atenção ao agro. Não há como discutir o assunto sem conscientização de todas as partes. A parceria entre instituições e os sistemas implantados no estado identifica os focos de incêndio a partir do monitoramento e agiliza o atendimento”, ressalta o secretário da Semagro, Jaime Verruck.

“Assim como o estado é referência no agro, buscamos ser referência na prevenção e combate ao fogo. Temos viaturas especializadas em incêndios florestais, o produtor é preocupado e dá resposta ágil, sempre dispondo a ajudar”, afirma o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hugo Djan Leite.

 

Nova pista de pouso

 

Na ocasião, entre as estratégias da campanha foi anunciado que será inaugurada uma pista de pouso em Água Clara, a 193 quilômetros de Campo Grande, em até três meses. Depois de entregar uma aeronave ao Corpo de Bombeiros em fevereiro, o Governo do Estado anunciou uma nova base dos bombeiros no município e está prevista a entrega de uma segunda aeronave em outubro. Os aviões serão usados em todo Estado. Outra frente de atuação é para “combater queimada com queimada” e produtores também se prepararam, somando esforços para criar uma cultura de prevenção.

Participaram do evento o superintendente do Senar/MS, Lucas Galvan, o superintendente da SFA, Celso Martins, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta; diretor executivo do Taquari Vivo, Renato Roscoe, e o presidente da ABPO, Eduardo Cruzeta.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
* Promoção válida para pedidos realizados até o dia 31.05.2022. Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link