Simulado inédito: Treinamento de combate a incêndio em carros elétricos reúne especialistas em SP

0

A fim de aprimorar conhecimentos sobre os carros elétricos, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e o comando do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo (CB-SP) se reuniram para organizarem um simulado de combate a incêndio em tais automóveis.

A previsão é que a vivência ocorra já em maio, com a presença de oficiais de departamentos de segurança de outros estados, como os do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros do Brasil (Ligabom) e do Comitê de Segurança contra Incêndio e Prevenção (Conascip).

 

Simulado com carros elétricos

 

Segundo a corporação, a atividade visa adotar normas de segurança adequadas às novas tecnologias de veículos. “Buscamos uma regulamentação factível e condizente com a realidade, sem prejudicar o desenvolvimento desse mercado”, ressaltao tenente-coronelMax Schroeder, chefe do Departamento de Segurança e Prevenção contra Incêndios.

Ricardo Bastos, presidente da ABVE, argumenta que o objetivo do simulado é testar os protocolos de segurança em condições reais e apresentar os equipamentos já disponíveis para tal prevenção. “Queremos a máxima transparência e buscamos tranquilizar os usuários e os responsáveis por condomínios residenciais sobre a segurança dos veículos elétricos e das estações de recarga.Temos a responsabilidade de colaborar com os bombeiros na elaboração de normas eficazes e realistas de prevenção de acidentes”, diz.

 

Prazo

 

Por meio deste diálogo, a associação também quer se alinhar ao parecer técnico divulgado pelos bombeiros em 5 de abril no Diário Oficial do Estado, sobre requisitos de prevenção a incêndios com veículos elétricos, além da consulta pública Nº CCB-001/800/2024, sobre as estações de recarga.

“A ABVE pediu formalmente ao CB-SP a prorrogação do prazo da consulta pública para 90 dias, mas informou que um grupo de trabalho da Associação já está trabalhando desde o início do ano para apresentar as suas propostas, o que ocorrerá nos próximos dias. O tenente-coronel Schroeder respondeu que o pedido de prorrogação é cabível, dada a complexidade do tema, mas que a decisão final caberá ao comandante do CB-SP”, frisa nota.

Foto: Divulgação

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link