Simulação no DF prepara profissionais para lidar com vazamentos de produtos químicos
As substâncias químicas precisam ter uma manipulação e armazenamento especiais para evitar incidentes e acidentes. Para tal, o treinamento é de extrema importância para o êxito nessas ocorrências com produtos químicos, em especial por parte de profissionais da saúde e bombeiros.
No Distrito Federal, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria de Saúde (SES-DF) participaram de uma simulação de um vazamento de gás cloro, realizada na sede do Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF, no Plano Piloto, com a participação de 62 servidores civis e militares.
Os membros da corporação fizeram o papel de vítimas no simulado, em que receberam auxílio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) para verificação de estado de saúde, bem como demais profissionais fizeram os procedimentos de cuidados com queimaduras e descontaminação dos produtos químicos.
Atendimento com produtos químicos
“A atuação neste tipo de ocorrência é a parceria e a sinergia dos esforços, na qual cada organização soma”, destaca o major Bruno Marcelino Nunes, subcomandante do Grupamento de Proteção Ambiental do CBMDF, sobre o envolvimento de vários órgãos na atividade, incluindo Polícia Militar, Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER), Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri), Brasília Ambiental, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Ministério Público.
A articulação foi realizada em abril pela Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2).
Foto: Alexandre Álvares/Agência Saúde-DF