“Salvando quem salva”: bombeiros também precisam dar atenção à saúde ocupacional

0

Comprometidos nos resgates nos mais complexos meios, muitas vezes os bombeiros também arriscam as próprias vidas, passando por acidentes que podem proporcionar desde afastamentos até mesmo lesões mais sérias. Dentre o rol de riscos em que esses trabalhadores estão expostos englobam o estresse térmico, ruído, agentes biológicos, agentes químicos, esforço físico no manuseio de cargas, bem como turnos prolongados, alta carga de estresse e Burnout, além de potencial problemas oncológicos, já que podem lidar com substâncias que possam acarretar tais condições, incluindo a própria fumaça de incêndios.

Para se ter uma ideia da dimensão do problema, estudo da Universidade Central de Lancashire, no Reino Unido, a pedido do sindicado dos brigadistas de incêndio, e divulgado no site do Jornal O Globo, mostrou que esses profissionais têm até seis vezes mais chances de morrer por algum tipo de câncer do que pessoas comuns. A variedade de riscos ocupacionais que esses funcionários da linha de frente enfrentam vão desde exposição a vapores até materiais tóxicos. “Precisamos de vigilância sanitária, monitoramento de exposições e legislações para garantir que os bombeiros afetados recebam a compensação que merecem. Vidas estão sendo perdidas e isso deve parar”, afirmou Riccardo La Torre, oficial do sindicado.

No Ceará, em 2022, 30% dos afastamentos de policiais militares e 11% dos policiais civis são por queixas em relação à saúde mental, aponta a Secretaria de Segurança Pública, em pesquisa publicada pelo Diário do Nordeste. Fazendo um recorte aos bombeiros, foram contabilizados 414 atendimentos, o que abrange sessões de terapia e atendimento psicológicos.

 

Saúde ocupacional dos bombeiros

 

A saúde ocupacional foi o mote debatido na quarta edição da Semana Salvando Salvadores, realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), em julho. O coronel do Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia, Nelzito Oliveira, ressaltou no evento a importância de colocar como prioridade o cuidado com o profissional. “O bombeiro se submete a todos os tipos de riscos ocupacionais. É importante que se estabeleça uma gestão voltada para saúde e segurança do trabalho. Ele precisa ser considerado o elemento mais importante, então é preciso proteger a sua saúde física e mental. Essa política precisa ser institucionalizada, implementada nas unidades administrativas e operacionais”, frisou.

Outra dinâmica, esta promovida pelo Núcleo de Saúde Ocupacional da Secretaria da Segurança e Defesa Social da Paraíba em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do estado, realizou uma avaliação corporal por meio da bioimpedância. A técnica utiliza correntes elétricas de baixa intensidade para medir a quantidade de água, músculos e gordura no corpo de uma pessoa. Segundo informações do governo do PB, a avaliação permite dados precisos sobre composição corporal, o que proporciona uma orientação médica adequada para melhor qualidade de vida dos avaliados.

O foco da ação é também conscientizar a corporação da importância de uma alimentação saudável e fornecer informações sobre composição corporal. “Essa parceria permite que identifiquemos a saúde dos servidores administrativos e demais profissionais que atuam na segurança, fornecendo orientações individualizadas sobre nossa alimentação, auxiliando-nos na adoção de hábitos saudáveis e na melhoria de nossa qualidade de vida. Uma dieta equilibrada e adequada às nossas necessidades específicas nos proporciona energia, resistência e recuperação mais eficientes, contribuindo para a prevenção de lesões e o aumento da nossa capacidade de desempenho”, comenta o capitão Alessandro Amâncio, do CBMPB.

Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link