Proteção contra incêndio em ambientes de missão crítica

0

Sistemas para prevenção e combate a incêndio são essenciais para a proteção de data centers, colocation, CPDs, salas elétricas e de TI, entre outros espaços que abrigam dados vitais para as empresas.

Essas instalações são vulneráveis a eventuais sinistros que podem provocar incêndio, pois contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis e elevadas concentrações de cargas elétricas sujeitas a curto-circuitos, aquecimentos e faíscas que geram um princípio de incêndio.

“Um incêndio pode destruir todo o ambiente e paralisar a operação de uma companhia. Os data centers contam com uma grande quantidade de materiais inflamáveis. Por isso, sistemas de detecção e combate a incêndio são essenciais para garantir a segurança e proteger dados e a operação contínua de ambientes de missão crítica”, explica Claudemir Mantovam, diretor técnico e comercial da SMH Sistemas, empresa especializada em engenharia de combate a incêndio.

Combate à Incêndio em Datacenters, CPDs, Sala ElétricaO executivo alerta que mais pessoas estão usando a internet para trabalhar, estudar e acessar serviços de streaming de vídeo, em virtude das medidas de distanciamento social para conter o avanço da Covid-19. “O tráfego de dados aumentou muito nos últimos meses, tornando ainda mais evidente a importância da disponibilidade dos ambientes de missão crítica, que precisam manter as operações de forma contínua e ininterrupta mesmo em condições extremas”.

Para além dos cuidados com servidores e infraestrutura de energia, telecom e refrigeração, a SMH recomenda ter um plano abrangente e rigoroso de detecção e combate ao fogo, onde se faz necessária a análise de risco, estudos de viabilidade técnica e elaboração dos projetos executivos em conformidade com as normas vigentes nacionais (ABNT’s e NBR’s) e internacional (NFPA 2001).

A empresa é certificada por fabricantes internacionais e atua em todo o Brasil com equipe própria e qualificada. Possui uma estação de recarga localizada na grande São Paulo, que atende às especificações de normas nacionais e internacionais, e mantém um estoque de gases para o pronto atendimento às demandas do mercado.

Leave A Reply

Your email address will not be published.