Programa Bombeiro Mirim chega às escolas de Chapecó, SC

0

A rede municipal de ensino de Chapecó, SC, é mais uma que recebe o programa Bombeiro Mirim, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o 6º Batalhão de Bombeiros Militares.

Para 2024, o programa está direcionado aos estudantes dos 4º anos do ensino fundamental, no total de 295 crianças. “A valorização da cidadania e o respeito ao ser humano são essenciais e este projeto contribui com o desenvolvimento integral dos nossos alunos”, expressa Daniela Moratelli, Secretária de Educação local.

 

Sobre o programa Bombeiro Mirim

 

O Bombeiro Mirim é uma iniciativa que engloba o fomento de atividades aos estudantes sobre prevenção e cidadania. Entre os temas abordados, como lidar em situações de incêndio, primeiros socorros e acidentes de trânsito, noções de temas de meio ambiente.

Para o desenvolvimento da atividade, instrutores do CBMSC aplicam a vivência no estabelecimento e também promovem visitas ao quartel.

Após toda essa experiência, é organizada uma cerimônia de entrega de certificados aos participantes, na qual são convidados  familiares e representantes das instituições de ensino.

 

Modelo em nível nacional

 

O Programa Bombeiro Mirim existe em diversos estados do Brasil, mas não é um programa unificado nacionalmente. Cada Corpo de Bombeiros Militar estadual ou distrital tem autonomia para criar e gerir seu próprio programa, com regras e focos específicos.

O objetivo principal dos programas Bombeiro Mirim é oferecer atividades educativas, esportivas e sociais para crianças e adolescentes, geralmente entre 9 e 14 anos. Através dessas atividades, busca-se:

  • Promover a cidadania e o civismo;
  • Desenvolver valores como disciplina, respeito e trabalho em equipe;
  • Ensinar noções básicas de prevenção de acidentes e primeiros socorros;
  • Estimular a prática de atividades físicas e hábitos saudáveis;
  • Oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e social.

As atividades oferecidas nos programas Bombeiro Mirim variam de acordo com o estado e a unidade do Corpo de Bombeiros, mas geralmente incluem:

  • Instrução sobre prevenção e combate a incêndios;
  • Noções de primeiros socorros;
  • Atividades esportivas e recreativas;
  • Palestras sobre cidadania, meio ambiente e outros temas relevantes;
  • Visitas a unidades do Corpo de Bombeiros e outras instituições;
  • Participação em eventos e atividades comunitárias.

Para participar do Programa Bombeiro Mirim, é preciso verificar as regras e procedimentos específicos do Corpo de Bombeiros da sua região.

 

Foto: divulgação – Prefeitura de Chapecó.

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link