Parcerias com empresas auxilia nas operações dos bombeiros

0

Recorrentemente falamos aqui em Incêndio sobre as parcerias entre órgãos públicos e empresas com os bombeiros, desde a formação e capacitação de equipes, auxílio em operações mais complexas, como as queimadas que assolam vários pontos do país, aquisição de equipamentos e expertise entre corporações, sejam entre os estados brasileiros, sejam de outros países.

Um exemplo é da cooperativa agroindustrial Minasul que doou, em setembro, dois sopradores ao 9º Batalhão de Bombeiros Militar (9º BBM) de Varginha, MG, que estão sendo utilizados nos incêndios que atingiram o Parque Estadual da Serra do Papagaio, em Baependi.

No local foi instalado um sistema de comando de operações, integrando CBMMG, Instituto Estadual de Florestas (IEF), brigadistas do Previncêndio e do Vale doMatutu. “Quando o combate do primeiro foco detectado (em 08/09), outros dois novos incêndios deflagraram na região do Congonhal e Serra da Careta. A estrutura foi ampliada e a aeronave Pegasus da Polícia Militar(PMMG) foi mobilizada juntamente com dos aviões airtractors. Em 11/09, já no quarto dia de combate, 71 combatentes foram envolvidos na operação, incluindo CBMMG, PMMG, brigadistas, IEF, Defesa Civil de Baependi e voluntários”, informa o 9º BBM.

 

Parcerias pelo Brasil

 

Outra iniciativa vem da Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR) doou um caminhão de bombeiros para o 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, por meio do Programa de Incentivo a Segurança do Estado (PISEG/RS).

Trata-se de uma Lei de Incentivo (Lei Complementar nº 15.224/18, regulamentada pelo decreto nº 54.361/18), que possibilita empresas estabelecidas no RS destinarem recursos ao aparelhamento da segurança pública em ações de combate à criminalidade, compensando valores correspondentes ao ICMS.

“Através desse incentivo, estamos doando o caminhão de bombeiros e, também pretendemos doar duas viaturas, uma à Polícia Civil e outra para a Brigada Militar. Se quisermos trazer investimentos para a cidade, temos que ter união. Essa é a importância do PISEG ea segurança e a educação são pilares muito importantes para nós”, explica Felipe Jorge, diretor superintendente da RPR, ao site Rio Grande Tem.

“Essa aquisição agrega maior eficiência e eficácia no atendimento às ocorrências em Rio Grande, sendo mais um caminhão de combate a incêndios no município e trazendo um reforço de grande impacto para a população, além da segurança às empresas portuárias e comércio local”, salienta Sulenir Abreu da Rosa, tenente coronel comandante do Corpo de Bombeiros.

 

Intensificação dos trabalhos

 

Já em Goiás, a CMOC, especializada em mineração e no beneficiamento de nióbio e fosfato com instalações nos municípios de Catalão e Ouvidor, doou materiais para que sejam realizadas oficinas de construção de abafadores, importante ferramenta no combate às queimadas.

A atividade é feita nas propriedades rurais pela equipe do 10° Batalhão do Corpo de Bombeiros frente à Operação Cerrado Vivo. Segundo a empresa, que desde 2019 realiza tais ações, que são intensificadas nas épocas de maior estiagem na região, entre os meses de junho e outubro. “Durante esse período, a empresa intensifica os trabalhos de conscientização junto aos seus parceiros, por meio de oficinas, palestras e distribuição de materiais informativos”, destaca nota.

A mineradora conta com 2 mil hectares destinados ao reflorestamento, localizados num raio de até 30 km das unidades, monitorados por drones e a ajuda de 35 colaboradores,que passaram por treinamentos conforme as diretrizes da Norma Regulamentadora 23(NR-23, sobre proteção de incêndios), todos utilizando ferramentas e Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e demais itens para mitigar a proliferação das chamas, como o uso de caminhão-pipa.

Foto: divulgação

Deixe uma Resposta
VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link