MS declara emergência devido a incêndios florestais que assolam o Pantanal

0

Mato Grosso do Sul declarou nesta segunda-feira, 24/6, o estado de emergência devido aos incêndios que assolam há semanas o sensível bioma do Pantanal, uma das maiores zonas úmidas do planeta situada no centro-oeste do Brasil.

A declaração foi publicada no Diário Oficial do Mato Grosso do Sul num momento em que as chamas se expandem e a fumaça que provocam começa a afetar várias cidades daquele estado.

 

Emergência no MS

 

Os incêndios, iniciados há pouco mais de um mês, já destruíram cerca de 627 mil hectares e são considerados os mais graves já registrados no Pantanal nesta época do ano.

Segundo as autoridades locais, uma das  causas dos incêndios são as alterações climáticas, que agravaram a seca que a região sofre nesta altura do ano e que normalmente dura até novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que monitoriza a região por meio de satélites, foram detetados 2.363 focos de incêndio no Pantanal brasileiro nos primeiros 20 dias de junho, sete vezes mais que no mesmo período do ano passado.

O decreto de emergência tem validade de 180 dias nos quais o governo estadual poderá mobilizar os órgãos estaduais para atuarem sob a coordenação da Defesa Civil, em ações que envolvam resposta ao desastre provocado pelo fogo, reabilitação do cenário e reconstrução.

 

Gabinete de crise

 

Na semana passada, o governo brasileiro instalou um gabinete de crise para monitorizar a situação e enviou funcionários especializados em combate a incêndios no Pantanal.

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, já tinha alertado para a possibilidade de ocorrerem graves incêndios no Pantanal este ano, devido à incidência do fenômeno El Niño.

Da mesma forma, o Brasil está a preparar-se para a possibilidade de ocorrência de grandes incêndios na Amazônia durante o segundo semestre deste ano, também devido ao impacto das mudanças climáticas.

 

Foto: ICL/Reprodução

 

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link