Ministério propõe a criação de uma nova subestação de energia no Amapá

0

O Ministério de Minas e Energia vai propor a criação de uma nova subestação de energia elétrica no Amapá. O estado sofreu com apagões em novembro, que atingiu 13 das suas 16 cidades, inclusive a capital, Macapá. A população chegou a ficar mais de 80 horas no escuro e, por mais de 20 dias, conviveu com um rodízio no fornecimento não só de luz como também de água.

A ideia, segundo o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético da pasta, Paulo Cesar Magalhães Domingues, é aumentar a confiabilidade do sistema elétrico do Amapá. A nova subestação receberia energia do Sistema Interligado Nacional (SIN) e de usinas hidrelétricas localizadas ao norte do estado.

Estuda-se também a construção de mais uma linha de transmissão para interligar os municípios do estado. Segundo Domingues, os estudos de viabilidade devem ser concluídos até abril de 2021, com previsão de que o leilão ocorra até o fim do ano.

Causas do apagão

O apagão ocorreu após um dos três transformadores que o estado possui pegar fogo e ser completamente destruído. O outro, por sobrecarga, foi danificado e um terceiro, de backup, estava em manutenção desde 2019 e, por isso, parcialmente fora do ar. Assim, toda a rede do sistema interligado foi comprometida.

Ainda não há um parecer definitivo sobre o que causou o incêndio e, por consequência, o apagão. Relatório prévio, no entanto, apresentado este mês pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) aponta para um curto-circuito, em razão de uma falha interna do aparelho ou uma “coordenação de isolamento inadequada na subestação”, ou seja, um raio que atingiu a subestação e provocou uma sobrecarga.

A empresa concessionária Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE) é que dará uma resposta sobre as causas do problema – é ela que controla a subestação que recebe quase toda a energia consumida no Amapá. De toda forma, por ora, o ONS não apresenta culpados pelo apagão. A eventual punição dos responsáveis ficará a cargo Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que deverá ouvir todos os envolvidos, como empresas órgãos públicos.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link