Linhas de energia estão entre os potencializadores para o aumento do incêndio no Havaí

0

Segundo apuração divulgada pela CNN, uma combinação devastadora de condições desencadeou o incêndio mortal no Havaí, uma vez que as linhas de energia derrubadas por fortes ventos ainda estavam ativas no momento do furacão que atingiu a região e a falta de água nos hidrantes prejudicou combate às chamas alimentadas pelos fortes ventos.

Entre os relatos, enquanto ventos fortes desciam as encostas das montanhas no Havaí, Shane Treu ficou do lado de fora de sua casa com uma mangueira de jardim. Ela foi uma das primeiras pessoas em Lahaina a combater o que se tornaria o incêndio florestal mais mortal dos EUA em mais de um século.

Um poste de energia em sua rua foi derrubado em meio a ventos uivantes, disse Treu em um vídeo ao vivo no Facebook, que mostrava chamas na grama do outro lado da rua e uma fumaça espessa obscurecendo sua vista para o mar.

“Desculpe pessoal, não me importo se estou desperdiçando água”, disse Treu, enquanto apontava sua mangueira para o incêndio. “Agora, eu tenho que salvar minha casa”.

O incêndio perto da casa de Treu levou às primeiras ligações para a emergência sobre incêndios florestais na área de Lahaina. O corpo de bombeiros do condado declarou em um post no Facebook que o incêndio estava “100% contido” pouco antes das 9h do dia 8 de agosto.

 

Linhas de energia

 

Mas essa sensação de solução do problema acabou sendo tragicamente prematura. Uma combinação mortal de meses de seca, ventos extremos e gramíneas não nativas que agiam como gravetos atiçaram as faíscas em um enorme inferno.

Embora a causa do incêndio não tenha sido determinada, observadores apontaram para linhas de energia derrubadas, hidrantes inoperantes e alarmes de emergência que permaneceram silenciosos como fatores que dificultaram a resposta ao incêndio.

Grande parte da atenção após os incêndios se concentrou nas linhas de energia que caíram em meio à área que queimou até o chão.

 

Combinação perigosa

 

À medida que os incêndios cresceram, eles foram atingidos por ventos extremos causados pelo furacão Dora, que passava centenas de quilômetros ao sul de Maui. Esses ventos também atingiram linhas de energia na ilha, e vídeos dramáticos as mostram balançando e sendo derrubadas com as rajadas.

Boletins do condado relataram linhas de energia derrubadas bloqueando estradas ao redor de Lahaina, e alguns residentes que fugiram da área disseram que suas rotas de fuga foram bloqueadas.

Dados mostram que o incêndio florestal no Havaí, cujo balanço chegou a 101 mortos no dia 16 de agosto, se tornou o mais fatal dos Estados Unidos nos últimos 100 anos e o terceiro mais mortal do século 21 em todo o mundo.

 

Foto: Reprodução

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link