Integração de parcerias entre países reforça a expertise das corporações nos serviços e atendimentos

0

Cooperar. Esse verbo tão conjugado pelos profissionais que atuam nos Corpos de Bombeiros em suas ações táticas, ganha ainda mais força por meio de parcerias com outros países.

Uma forma de interação está no fomento e participação de eventos. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), por exemplo, foi aos EUA em abril para participar da Feira Internacional de Bombeiros (FDIC International), considerada como a maior do mundo em treinamento e exposição para profissionais da área, reunindo 800 expositores e estimou-se atrair mais de 32 mil especialistas, em Indianapolis, no Indiana Convention Center.

 

Parcerias importantes

 

Liderada pelo comandante-geral do CBMGO, coronel Washington Luiz Vaz Júnior, a delegação participou de um encontro promovido pela MSA Safety, que proporcionou aos bombeiros goianos a oportunidade de discutir melhorias no atendimento e serviços com outros profissionais do setor.

“A presença do CBMGO em eventos internacionais como a FDIC destaca o compromisso da corporação com a excelência e a inovação no serviço de bombeiros, além de reforçar os laços de cooperação, parcerias e aprendizado mútuo entre instituições de diferentes países”, enfatiza nota.

 

Cooperações técnicas

 

 

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), em 2021, celebrou uma década de sua Assessoria para Acordos de Cooperação Técnica Nacional e Internacional (ASCOP), braço da corporação responsável por iniciativas de captação de recursos, desenvolvimento e intermediação de cooperações técnicas entre corporações, além de instituições de acordos de cooperações a órgãos governamentais nacionais e internacionais.

“Uma das primeiras cooperações técnicas realizadas pelo CBMDF, em nível internacional, ocorreu em parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), resultando no aprimoramento do CBMDF em técnicas com a experiência japonesa, e construiu duas torres de treinamento, a Yokohama, inaugurada em 1982; e Tokyo, em 1984”, informa nota da corporação.

Além do Japão, o CBMDF já firmou parcerias com países da América do Sul, América Central, América do Norte, África e Europa, e também é parceira da ABC com projetos em países sul-americanos e caribenhos.

Recentemente, a ASCOP, por meio de sua comandante-geral Cel. Mônica de Mesquita Miranda, recebeu a Delegação da Embaixada da Itália em Brasília, o que incluiu a presença de Andrea Desogus, primeiro-secretário Chefe da Chancelaria Consular da Itália no Brasil. Segundo informações, as partes compartilharam informações sobre treinamentos de primeiros socorros, “combate a incêndios realizados anteriormente em outras embaixadas, concordando em ajustar os detalhes técnicos, após consultar os grupamentos especializados do CBMDF”.

 

Relações Exteriores

 

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) foi uma das participantes da IX Semana de Redes e Parcerias Humanitárias (HNPW), organizada em 2023 pelo Escritório das Nações Unidas para Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA). A corporação fez parte da delegação nacional, coordenada pela Cooperação Humanitária (CGCH) da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O objetivo da atividade está no aprimoramento de ações frente a desastres naturais, especialmente ocasionados pela crise climática ocorrida nos últimos anos, por meio troca de experiências. “O CBMES compôs a força tarefa do Brasil que atuou no terremoto no sul da Turquia e norte da Síria. Portanto, participar de eventos desse porte é de extrema importância para o crescimento institucional, de modo a buscar uma constante e essencial evolução frente aos desastres e suas consequências”, finaliza o coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, comandante-geral do CBMES.

 

Foto: CBMDF

Deixe uma Resposta

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incêndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link