Iniciativa pioneira da Celesc treina eletricistas com realidade virtual
Com roupa antichamas, botas, luvas isoladoras, talabarte, cinto de ferramentas e óculos de imersão em realidade virtual, os eletricistas são transportados para uma cesta aérea (equipamento acoplado em veículos no qual o eletricista é içado para realizar procedimentos no sistema elétrico, que pode chegar a 12 metros de altura), e dão vida a uma experiência virtual. Este cenário fica dentro do prédio da Administração Central da Celesc, em Florianópolis, tem 20 metros quadrados e simula as mais diversas atuações de eletricistas em redes de distribuição de energia.
A iniciativa faz parte dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc. O estudo foi resultado de uma parceria firmada entre a Celesc e a empresa Matrix Engenharia em Energia, as responsáveis pela expertise do projeto na área de energia elétrica, e o Laboratório de Sistema Integráveis Tecnológico, desenvolvedora do sistema em realidade virtual.
O ambiente combina elementos físicos e virtuais e pode simular 14 cenários diferentes. Em cada um deles é possível configurar condições climáticas, agravantes técnicos e utilização de equipamentos, por exemplo. Toda a simulação é feita por um computador de alto desempenho que reproduz, nos óculos de realidade virtual, uma situação na qual o eletricista em treinamento precisa executar um procedimento operacional.
As câmeras instaladas capturam todos os movimentos dos usuários enquanto a operação é realizada. Os movimentos das luvas e da vara de manobra são transmitidos instantaneamente e projetados ao mesmo tempo com o cenário selecionado, em duas telas dispostas dentro da sala. Assim, o instrutor e os demais profissionais em treinamento podem acompanhar e compartilhar informações sobre as tarefas.
O objetivo é que essa capacitação seja um complemento da presencial, pois é capaz de oferecer muitas condições personalizáveis que tornam a experiência do usuário mais completa e diversificada. A tecnologia de realidade virtual desenvolvida e empregada no campo da capacitação laboral consolidou-se como uma grande aliada de profissionais de diversas áreas. O recurso mais importante é a imersão digital com os elementos reais nos diferentes cenários, onde torna-se possível simular procedimentos, vivenciar a realidade e repassar sobre uma grande quantidade de conhecimento em um curto espaço de tempo,