Fogo e desastres: importância desse entendimento pode gerar mais êxito nas ocorrências
Falamos recorrentemente aqui em Incêndio das mais variadas ocorrências com fogo e da importância de um treinamento apurado para manter os bombeiros atualizados, em especial para mitigar danos estruturais e florestais, prever ações antes mesmo de tais cenários que possam envolver desastres e, principalmente, salvar vidas.
E a educação é um dos primeiros passos: no Distrito Federal, a Instituição de Ensino Superior mantida pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado (CBMDF)realizou a primeira Reunião da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Escola Superior de Ciências do Fogo e dos Desastres (ESCFD).
Contra fogo e desastres
Na pauta, conforme regimento interno, a CPA e o NDE são grupos de trabalho permanentes da Instituição de Ensino Superior, de acordo com a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
Um dos cursos promovidos pela escola é o de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), que recebeu recentemente a validação de pós-graduação lato sensu,com denominação de Administração Corporativa e presente no sistema e-MEC,“permitindo o reconhecimento em todo o território nacional. Esse marco enaltece o CAO, criado e regulamentado desde 1974 e atualmente o curso habilita o Oficial intermediário para acesso ao posto de Major dos diversos Quadros de Oficiais Bombeiros Militares”, informa nota.
Manejo Integrado do Fogo
Também já noticiamos aqui sobre o Manejo Integrado do Fogo (MIF) e que recentemente seu regramento passou por atualizações, o que mostra ainda mais necessidade de treinamento e capacitação de equipes de brigadistas e de bombeiros em missões de incêndios florestais.
A Brigada de Alterrealizou o curso de MIF Avançado, reunindo integrantes de brigadas da região do Baixo Tapajós, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Grupamento de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) e CBMPA. O evento, ocorrido em janeiro, teve apoio da Fundação Pau Costa e financiamento da Fundação Iturri, cujas práticas foramno Centro Experimental Floresta Ativa, na Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará.
O curso contou com aula prática de queima controlada e a parcela de vegetação utilizada vai passar por estudos.”As capacitações são muito importantes para elevar o conhecimento sobre incêndios florestais no nosso territórioe influenciar na tomada de decisão. E é muito interessante que a gente pôde unir o ICMBio, Brigada de Incêndio de Alter, brigadas voluntárias, comunitárias e indígenas, e o CBMPA”, comenta João Victor Romano, integrante da Brigada de Alter, ao g1.
Parcerias internacionais contra desastres
As parcerias também são pertinentes para o aprimoramento de informações sobre ocorrências de desastres. O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) aderiu ao Programa Regional de Assistência a Desastres, do Escritório de Assistência Humanitária, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (RDAP BHA/USAID).
A agência lidera os esforços de desenvolvimento internacional e assistência humanitária aos países parceiros, cujo foco é da parceria é a capacitação de militares do CBMMT e agências de resposta indicadas para conhecimento e resposta rápida a ocorrências de desastres naturais e crises humanitárias.
“O Programa RDAP BHA/USAID traz a expertise de atuação em grandes desastres, e queremos absorver isso, não somente na parte técnica, mas também como um canal de troca de experiências. É uma grande oportunidade para nós”, frisa coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra,comandante-geral do CBMMT.
Foto: CBMMT