Estado do AM teve em agosto o maior número de queimadas de toda a Amazônia desde 2000

0

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais revelaram que o estado do Amazonas registrou o maior número de queimadas em agosto, em toda a Amazônia, desde o ano 2000. É  o que mostra matéria publicada pelo G1.

De acordo com o Inpe, foram 8.588 focos, o que representa 30% do total de queimadas na região. Lábrea, município que fica na fronteira com Rondônia, é o que concentra mais focos de calor em toda a Amazônia Legal. Até o dia 31 de agosto, foram 2.535.

Pará e Rondônia também estão na lista dos estados que mais queimaram a floresta. O Pará vem atrás do Amazonas, com 28% e Rondônia em terceiro, com 15%.

Segundo o Greenpeace, os números refletem a preocupante escalada do desmatamento na região do sul do estado, que já vinha sendo identificada pelos sistemas de monitoramento. Para a entidade, também é preciso ficar atento para projetos de lei que podem prejudicar ainda mais a Amazônia, como o Marco Temporal, que propõe que povos indígenas só teriam direito ao território a partir de ocupação física deste no dia de promulgação da Constituição Federal.

A demarcação e proteção de territórios indígenas são fundamentais na proteção da Amazônia e no combate às mudanças climáticas que, se agravadas, podem contribuir, por exemplo, para novas crises hídricas que afetam o país.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.