Detectores de vazamentos de gases refrigerantes podem evitar explosões e acidentes com fogo

0

Vazamentos de gases em fábricas podem provocar explosões e graves acidentes com fogo, colocando em risco a vida de trabalhadores. No caso das agroindústrias, esse perigo também está associado ao uso de gases refrigerantes, como a amônia, o R-123 e o R-404A. Daí a importância de as empresas terem bons sistemas de detecção de gases.

No mercado há diversos equipamentos que permitem o monitoramento de gases refrigerantes. Ao detectar qualquer escape no ambiente, em pontos críticos, eles podem emitir alertas sonoros e acionar outros procedimentos de segurança. Esse tipo de sistema é de uso mandatório em operações nacionais de abate e processamento de carnes e derivados, conforme determina a Norma Regulamentadora no 36 (NR-36).

Sistemas de controle de vazamentos de gases são úteis não apenas para evitar explosões e incêndios. Vale lembrar que grandes escapes, mesmo sem causar explosões ou incêndios, obrigam as indústrias a paralisar as atividades para desintoxicação, gerando grandes prejuízos às operações.

Entre as soluções ao alcance das indústrias está o X5000, da MSA Safety. Trata-se de um detector pontual de gás que identifica o vazamento a partir de sensores químicos que reagem na presença do gás-alvo, como a amônia.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link