Defesa Civil tem plano de contingência para estiagem na região de Campinas
(Crédito da foto: Agência Brasil)
Em razão do cenário de chuvas abaixo da média histórica desde o início do ano, a Defesa Civil do Estado de São Paulo deu início este mês ao Plano de Contingência para o Período de Estiagem da Região Metropolitana de Campinas, também chamado de “Operação Estiagem”.
Segundo matéria do portal TodoDia, o objetivo é combater as queimadas e conscientizar a população em relação aos riscos de doenças respiratórias nesse período. O período de vigência do plano será até 30 de setembro, podendo ser prorrogado se as condições técnicas apontarem indícios de riscos à comunidade.
A operação tem como base fundamental o acompanhamento do índice de Umidade Relativa do Ar, e segue parâmetros internacionais para o desencadeamento de ações emergenciais para cada nível estabelecidos pela Organização Mundial de Meteorologia, pela Organização Mundial de Saúde e pela Organização Internacional de Proteção Civil.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Americana, João Miletta, é preciso colaboração da população. “Estamos vistoriando as áreas de mata e fazendo um apelo para que não façam queimadas, não queimem terreno e lixo. O ideal é chamar a prefeitura para tentar o corte do mato. O caminho é prevenir, ter a consciência”, afirmou.
Além da questão dos incêndios, também há orientação para que as pessoas evitem fazer atividades físicas no período da tarde, em que o ar fica mais seco, e que as pessoas que têm problemas respiratórios redobrem a atenção, sobretudo nesse momento de pandemia.