Corpo de Bombeiros ganha sistema para atendimentos prioritários, em Campinas (SP)
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) finalizou, dia 11 de fevereiro, a implantação de um sistema de semáforos conectado diretamente à cabine da unidade do Corpo de Bombeiros, localizada no Jardim do Lago. O projeto é inédito em Campinas e permite que, em caso de urgências, os bombeiros acionem um botão para os semáforos liberarem o fluxo da Avenida Jamil Gadia rumo à Avenida das Amoreiras. A medida garante o rápido acesso dos veículos da corporação à via, de onde podem acessar outros pontos da cidade.
“O nosso objetivo é ajudar o Corpo de Bombeiros a agir de forma rápida e segura. Esta é a primeira implantação do sistema para atendimentos prioritários. Em breve, ele também será adotado no cruzamento entre as ruas José Paulino e Ferreira Penteado, para atender à unidade da corporação instalada no local, na área central”, informa Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Testes
O projeto foi iniciado em novembro de 2021. As equipes de sinalização da Emdec trabalharam com um novo controlador de semáforos e realizaram diversas etapas para a implantação do projeto. O processo incluiu programação do sistema e testes no laboratório da Emdec, ajustes no software com o fabricante, estudos e planejamento do projeto, implantação e testes in loco e orientação aos bombeiros. Os últimos testes foram realizados na primeira semana de fevereiro e o sistema foi entregue plenamente funcional à corporação.
Para garantir a segurança dos veículos e pedestres que estão trafegando nas vias impactadas no momento do acionamento do botão, os técnicos da Emdec programaram os semáforos para que não fechem a via de forma abrupta. Sendo assim, os veículos têm tempo hábil de parada e os pedestres podem terminar eventuais travessias.
Na cabine dos bombeiros, um sinal luminoso avisa quando o acionamento foi realizado com sucesso, indicando que as viaturas podem prosseguir com o atendimento, saindo da unidade rumo à Avenida das Amoreiras.