Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro adquire novo EPI para motociclistas
O CBMERJ (Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro) adquiriu novo EPI (equipamento de proteção individual) para os motociclistas da corporação. A partir desta semana, os militares receberão o material composto por uma jaqueta com sistema airbag e calça de proteção. Ao todo, foram adquiridos 60 conjuntos. O valor do investimento é de R$ 252 mil.
O sistema de airbag é uma proteção extra para os militares em caso de eventuais quedas. O acionamento é feito por meio de um cordão ligado à motocicleta e a um cilindro de CO2, que fica acoplado na jaqueta. Ao sofrer uma tração de 35 kg, o cordão estica e aciona o sistema, que infla em 0,4 segundos e esvazia gradativamente após alguns minutos.
O conjunto de jaqueta e calça é confeccionado em poliéster de alta resistência à abrasão, o que torna a proteção eficaz tanto para impactos quanto para quedas com deslizamento.
Reforço
Os motociclistas da corporação já usarão este novo equipamento durante os Jogos Olímpicos. Os militares terão ainda o reforço das próprias motocicletas, que estarão equipadas com um novo sistema de extintores. Trata-se de uma solução de água com supressor de incêndio.
Como o trabalho dos motociclistas é sempre realizado em dupla, a cada ocorrência dois militares se deslocarão para o atendimento. Uma das motocicletas será composta por dois extintores de dez litros cada. Já a outra contará com um dispositivo de combate a incêndio e um desencarcerador para salvamento veicular. Ambas realizam ainda atendimento pré-hospitalar.
Fonte: CBMERJ