Comitê do Fogo: Plano de combate às queimadas é apresentado

0

O Comitê de Gestão Municipal do Fogo se reuniu, no dia 19 de abril, para debater sobre o plano de ação que será executado na cidade para o combate às queimadas,em Rondonópolis (MT). A reunião aconteceu na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e contou com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Ministério Público, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Polícia Militar Ambiental, ONGs e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Foi definido como será o trabalho de cada instituição para o combate às queimadas e que o Município irá intensificar as fiscalizações em terrenos baldios para que esses sejam limpos.

Para o comandante do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis, tenente-coronel BM Fabrício, por meio do comitê de gestão do fogo, órgãos que atuam na preservação do meio ambiente podem somar esforços, recursos humanos e logísticos em ações que visam mitigar as queimadas urbanas e incêndios florestais em Rondonópolis. Ele apresentou o plano de ação para este ano que deve seguir diretrizes que já vinham sendo implementadas na cidade.

 

Educação Ambiental

 

Durante a reunião, o comandante destacou as ações realizadas em 2021 para o combate às queimadas que foram estruturadas em quatro fases de ciclo operacional na temporada das queimadas urbanas e incêndios florestais, que incluíram educação ambiental nas escolas da cidade, limpeza de lotes urbanos, formação de brigadas de incêndios florestais, em especial na Aldeia Tadarimana e Sindicato Rural, bem como um termo de cooperação técnica celebrado entre Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Rondonópolis.

As ações estabelecidas pelo comitê contribuíram, segundo o comandante, para a diminuição de 30% nos registros de queimadas urbanas em 2021 com relação a 2020 e os trabalhos devem continuar neste ano. Para este ano, o plano deve seguir o mesmo direcionamento daquele realizado no ano passado com ações que tiveram resultados positivos.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Neves, além de seguir as fases do plano implementado em 2021, esse ano será possível contar com uma melhor estrutura para o combate às queimadas urbanas e incêndios florestais, principalmente, com equipamentos e maquinários que a Secretaria atualmente possui. “A Semma agora conta com maquinários como pá-carregadeiras entre outros, que poderão ser utilizados para ações deste ano”, finalizou.

Deixe uma Resposta

Seu comentário aguarda moderação.

VOCÊ GANHOU UM CUPOM DE DESCONTO!

Utilize o CUPOM CIPA10 e tenha 10% de Desconto na Assinatura de qualquer Plano da Revista Cipa & Incndio.

USAR MEU CUPOM CIPA10
*Essa promoção não é válida para quem já é assinante da revista e não é cumulativa com outras promoções.
close-link